Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

2022: o ano em que o futebol feminino bateu recordes de público

41 mil viram o Timão vencer o Colorado na final do BR-2022
41 mil viram o Timão vencer o Colorado na final do BR-2022CBF
O futebol feminino nunca fez tanto sucesso quanto neste ano que termina. O ponto alto foi a fenomenal Euro 2022, cuja eletrizante final em Wembley entre Inglaterra e Alemanha bateu o recorde de público das Eurocopas masculina e feminina (87.192 mil torcedores).

Em abril, o Barcelona bateu o recorde de público de todos os tempos no futebol feminino ao levar 91.553 espectadores ao Camp Nou na goleada de 5x1 contra o Wolfsburg pela semifinal da Liga dos Campeões.

No Brasil, a final do Brasileirão entre Corinthians e Internacional, em setembro, quebrou o recorde sul-americano: 41.070 pessoas foram à Neo Química Arena para ver o Timão se sagrar campeão (ultrapassando os 37 mil torcedores da final da liga colombiana entre América de Cali e Deportivo Cali).

O Brasileirão das mulheres também teve premiação e audiência recordes.

Na África, o futebol feminino também fez sucesso. A final da Copa Africana de Nações entre Marrocos e África do Sul, em julho, levou 51 mil torcedores ao estádio Príncipe Moulay Abdellah, na capital marroquina.

Na Inglaterra, quase 50 mil foram ao estádio de Wembley para ver o Chelsea Women vencer o Manchester City Women por 3 a 2 na final da FA Cup.

O ano de 2022 é só o começo de uma reparação histórica. Até o final da 1ª Guerra Mundial, o futebol feminino levava multidões a estádios no Reino Unido, até ser proibido pela FIFA em 1921 (em um boicote absurdo que durou até 1971).

Estádio de Wembley durante Inglaterra 2x1 Alemanha
Estádio de Wembley durante Inglaterra 2x1 AlemanhaProfimedia