A Bola de Ouro pode voltar para a África em 2024?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A Bola de Ouro pode voltar para a África em 2024?

Salah ficou em 11º lugar na votação da Bola de Ouro
Salah ficou em 11º lugar na votação da Bola de Ouro Reuters
A última vez que um africano ganhou a Bola de Ouro, os DVDs tinham acabado de ser inventados. O ano era 1995 e as excelentes atuações de George Weah no PSG e no Milan o levaram a ganhar o prêmio individual de maior prestígio.

Esse continua sendo um ano notável para o futebol africano, pois Weah se tornou o primeiro jogador de nacionalidade não europeia a ganhar o prêmio depois que os critérios foram ampliados para incluir o resto do mundo. Depois de 28 anos, o nome do liberiano ainda se mantém firme, pois ele continua sendo o primeiro e o último africano a ser considerado vencedor do Ballon d'Or.

Desde o triunfo de Weah, vários africanos chegaram perto: Samuel Eto'o e Mohamed Salah terminaram em quinto lugar em 2009 e 2022, respectivamente, Didier Drogba por pouco não subiu ao pódio, ficando em quarto lugar, e Sadio Mane foi vice-campeão em 2022.

Eto'o terminou em quinto lugar na premiação de 2009
Eto'o terminou em quinto lugar na premiação de 2009Profimedia

Nos anos anteriores, os critérios para selecionar o vencedor da Bola de Ouro se tornaram dinâmicos, com mudanças constantes. No entanto, os requisitos atuais são desempenhos individuais, desempenhos coletivos e um senso de fair play.

Com Messi admitindo que esta é sua última Bola de Ouro e Cristiano Ronaldo não sendo indicado enquanto estiver fora da Europa, será que um africano conseguirá repetir o sucesso de Weah? Vamos dar uma olhada nos três principais candidatos do continente para o próximo ano.

Didier Drogba chegou ao quarto lugar da premiação
Didier Drogba chegou ao quarto lugar da premiaçãoProfimedia

Mohamed Salah - Liverpool e Egito

Enquanto a cerimônia da Bola de Ouro 2023 estava em andamento, Salah postou uma foto de comemoração do fim de semana anterior. O egípcio marcou o terceiro gol do Liverpool na vitória por 3 a 0 sobre o Nottingham Forrest no domingo.

O gol foi o 10º da temporada de Salah em todas as competições em apenas 13 jogos. Suas quatro assistências também significam que ele tem uma média de mais de um gol ou assistência por jogo nesta temporada.

Ele não mostra sinais de desaceleração, pois continua quebrando recordes, sendo que o mais recente foi o de ultrapassar Thierry Henry e se tornar o jogador com mais gols por um clube inglês em competições europeias.

Há algum tempo, Salah tem sido o rosto do Liverpool. Os Reds parecem reenergizados nesta temporada e estão na briga por todos os quatro títulos, com vários de seus jogadores admitindo que querem ganhar tudo. Você tem a sensação de que é isso que Salah precisará para ganhar a Bola de Ouro em 2024. O Liverpool precisa ter uma temporada excepcional e Salah tem de estar no centro dela.

Salah depende do Liverpool ir longe para conquistar a Bola de Ouro
Salah depende do Liverpool ir longe para conquistar a Bola de OuroAFP

No entanto, se tudo se resumisse apenas à forma do clube, Salah provavelmente teria terminado no pódio em 2022. Com a Copa das Nações Africanas (AFCON) marcada para janeiro do próximo ano, o torneio bienal terá muita importância.

A última vez que o Egito ganhou o troféu foi em 2010 e, se Salah conseguir inspirar os faraós a conquistar o oitavo título, um recorde, ele poderá ter uma chance real de ganhar a Bola de Ouro de 2024.

Achraf Hakimi - Paris Saint-Germain e Marrocos

Havia milhares de torcedores marroquinos ansiosos no Education City Stadium em 6 de dezembro de 2022, mas Hakimi permaneceu o mais calmo quando seu audacioso pênalti levou os Leões do Atlas às quartas de final da Copa do Mundo. 

A personalidade de Hakimi foi destacada na campanha do Marrocos na Copa do Mundo - o tipo que pode ser descrito como digno da Bola de Ouro. Sua confiança e habilidade com a bola parecem quase palpáveis às vezes.

Apesar de ter sido eleito o melhor esportista árabe em janeiro deste ano, Hakimi foi preterido na lista de 30 candidatos à Bola de Ouro. Talvez, dando a entender que o jogador de 24 anos precisará trabalhar mais em seu clube. O PSG venceu a Ligue 1 na última temporada, mas isso tem se normalizado ao longo dos anos.

A Liga dos Campeões tem escapado da equipe francesa e, se Hakimi puder ajudar a acabar com essa série estéril, suas chances de ganhar a Bola de Ouro de 2024 se tornarão uma possibilidade. Por ser um zagueiro, a contribuição de Hakimi terá de ser imperiosa e reveladora. Pense em Virgil van Dijk em 2019 e, mesmo assim, ele perdeu o prêmio máximo para Messi por sete pontos.

Posição de Hakimi dificulta a conquista do prêmio por ele
Posição de Hakimi dificulta a conquista do prêmio por eleProfimedia

Como Kylian Mbappé é o garoto-propaganda do PSG, é provável que o sucesso do clube seja atribuído a ele, o que dificulta ainda mais a disputa pela Bola de Ouro de Hakimi. Isso significa que o desempate pode estar nas competições internacionais, com a Copa Africana e a Eurocopa previstas para o próximo ano. Hakimi precisará se apresentar mais uma vez ao Marrocos e repetir o sucesso do ano passado.

A última vitória continental da equipe do norte da África foi em 1976, e Hakimi precisa acabar com isso e torcer para que Mbappé não vença a Eurocopa para ter uma chance de ganhar a Bola de Ouro de 2024.

Victor Osimhen - Napoli e Nigéria

Para colocar a temporada doméstica de Osimhen no devido contexto, ele terminou em oitavo lugar na Bola de Ouro de 2023 sem se classificar para a Copa do Mundo ou chegar às semifinais da Liga dos Campeões. Se tivesse sido bem-sucedido em ambas as competições, a história do atacante poderia ter sido completamente diferente.

A verdade é que terminar entre os dez primeiros ainda é magnífico para Osimhen, que se tornou o primeiro jogador africano nos 125 anos de história da Série A a ganhar a Chuteira de Ouro. Sua classificação em oitavo lugar também é a mais alta já alcançada por um nigeriano na Bola de Ouro, superando Nwankwo Kanu, que terminou em 11º lugar em 1996.

O jogador de 24 anos marcou 41 gols pelo clube e pelo país na última temporada, então ele precisa melhorar isso para ganhar a Bola de Ouro? Não necessariamente. Ele precisa estar presente nos grandes momentos em que o mundo estiver assistindo. Felizmente para Osimhen, a Nigéria se classificou para a Copa Africana e ele terá a plataforma para mostrar seu talento único.

Osimhen terminou como artilheiro das eliminatórias para a Copa Africana e, com a armadura de ataque extra carregada da Nigéria, há a sensação de que ele pode ir até o fim.

Números de Osimhen
Números de OsimhenFlashscore

Luciano Spalleti parece ter deixado a cidade de Nápoles com o ânimo do clube, que não está jogando bem nesta temporada. Atualmente, o time está em segundo lugar no grupo da Liga dos Campeões, mas já está sete pontos atrás da líder da Série A, a Inter de Milão.

A sorte do Napoli terá de mudar drasticamente durante o resto da temporada para ajudar Osimhen a se tornar um possível candidato à Bola de Ouro.

Osimhen anotou 41 gols na última temporada
Osimhen anotou 41 gols na última temporadaProfimedia