"A Copa do Mundo começa de verdade nesta sexta (9)", diz Van Gaal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

"A Copa do Mundo começa de verdade nesta sexta (9)", diz Van Gaal

Van Gaal destacou a força das seleções sobreviventes na Copa
Van Gaal destacou a força das seleções sobreviventes na CopaAFP
O treinador da Holanda, Louis van Gaal, afirmou nesta quinta-feira (8) que a Copa do Mundo "começa de verdade" para a Laranja Mecânica no jogo das quartas de final contra a Argentina, na sexta (9).

"Não quero desmerecer a importância das outras equipes que já vencemos. Argentina e Brasil, que provavelmente enfrentaríamos nas semifinais, são diferentes das equipes da fase de grupos e das que enfrentamos nas oitavas de final", apontou o técnico.

Um dos grandes confrontos entre Holanda e Argentina ocorreu nas quartas de final do Mundial de 1998, quando a Laranja Mecânica avançou à semifinal graças a um gol de Dennis Bergkamp.

"O futebol já não é mais como era em 1998 ou 1978. Era mais aberto e agora não é. Essa é a realidade", comentou Van Gaal, lembrando que "sempre é possível ter momentos decisivos, dos quais nos lembramos anos depois, como o gol de Bergkamp em 1998. Sempre nos lembraremos dele", acrescentou.

Para a partida de mata-mata no Catar, a Argentina contará com Lionel Messi, que estava em campo na semifinal de 2014, quando a Albiceleste se vingou dos holandeses.

"Não vamos revelar nossas táticas (para conter Messi). Mas não é difícil dar uma resposta, trata-se de bloquear e fechar as linhas de passe", disse o técnico, que se defendeu das críticas por jogar um futebol mais conservador.

"O futebol evolui e não podemos jogar o mesmo jogo ofensivo que há 20 anos. Fui criticado por dizer isso, mas o futebol evoluiu nesse sentido", afirmou.

"Não só defendemos. Pressionamos e empurramos", insistiu.

Polêmica com Di María

Ao ser perguntado sobre Ángel Di María, que afirmou em 2021 que Van Gaal tinha sido um dos piores técnicos com quem já trabalhou, o holandês comentou que ele é "um jogador magnífico".

"Quando ele jogou no Manchester United, teve problemas pessoais, como um assalto (à sua casa). Isso afetou o seu desempenho. Disse que sou um dos piores técnicos que já teve... É um dos poucos que disse isso sobre mim", afirmou Van Gaal.

"Normalmente é o contrário. É triste, mas é isso. O treinador às vezes tem que tomar decisões. Foi o mesmo com Memphis (Depay) e agora nos beijamos na boca", brincou, ao lembrar que também treinou o jogador holandês na época em que esteve no comando dos Diabos Vermelhos, entre 2014 e 2016.

Acompanhe tudo sobre a Copa do Mundo no Flashscore