Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A metamorfose de Mario Gotze de volta aos holofotes

As qualidades de jogo de Gotze dificilmente são questionadas no Eintracht
As qualidades de jogo de Gotze dificilmente são questionadas no EintrachtProfimedia
Mario Gotze (30) conseguiu algo que poucos jogadores conseguiram antes. Depois que o herói da Copa do Mundo de 2014 perdia espaço até se tornar reserva no Bayern de Munique e no Borussia Dortmund, ele se transferiu para o PSV Eindhoven, da Holanda. Para muitos, o talento estaria desperdiçado. Mas Gotze está de volta. Além de suas excepcionais habilidades técnicas, ele agora também é um lutador em campo e é um dos melhores corredores da Bundesliga.

Quando o Eintracht anunciou a volta de Gotze à Bundesliga, tenho certeza de que poucas pessoas perceberam o impacto que ele teria no jogo do Frankfurt. As últimas imagens de Gotze na Bundesliga eram no banco. Mas o Eintracht está totalmente comprometido com o jogador e, no sistema do técnico Oliver Glasner, ele parece ser uma peça que se encaixa perfeitamente.

De técnico excepcional a lutador e recordista

Gotze não apenas brilha com sua forte técnica, mas também se tornou um verdadeiro lutador. Ao mesmo tempo, o Eintracht já publicou os dados de desempenho de Gotze de seus dias no PSV em sua página inicial quando ele foi contratado. Ele ainda parece ser o líder indiscutível. 

Na partida da Liga Europa contra o Real Sociedad, por exemplo, Gotze percorreu doze quilômetros, 4,3 quilômetros dos quais a mais de 14 quilômetros por hora, o que se enquadra na categoria de "alta intensidade". 

Até o momento, um recorde no PSV Eindhoven desde a introdução do rastreamento de jogadores. Assim, não é surpreendente, pelo menos para o Eintracht, que Gotze seja o seu jogador mais forte. Com 10,99 quilômetros por jogo, Gotze ocupa o oitavo lugar na Bundesliga e o primeiro no ranking interno do Frankfurt. 

Glasner deve saber por que quer Gotze no time. O alemão trabalhou enormemente em sua forma física. Gotze não é apenas o craque criativo do Frankfurt, ele também é extremamente importante no trabalho defensivo. Glasner é conhecido por armar times que correm muito. Em sua primeira temporada, o Eintracht terminou em segundo lugar neste raking. Agora, em 2022, ocupam o quinto lugar na Bundesliga em milhagem por jogo.

Gotze brilha como garçom

As qualidades de jogo de Gotze dificilmente são questionadas no Eintracht. Kolo Muani é quem dá mais assistências com nove, mas Gotze cria mais chances de gol do que qualquer outro. 41 dos passes de Gotze resultaram em um gol imediato nesta temporada. Isso o coloca em oitavo lugar na Bundesliga. Melhor garçom do Frankfurt, Kolo Muani, tem apenas 29 passes que levaram a um gol. 

Perspectivas para a Copa do Mundo

De acordo com relatos do SportBild, Gotze queria que Hansi Flick lhe desse uma chance real de jogar para cumprir seu compromisso com a Copa do Mundo de 2022. Diz-se que ele recebeu isso de Hansi Flick. A competição no meio-campo é acirrada, mas Gotze deveria ter provado que pode fazer a diferença. Na final da Copa do Mundo de 2014 contra a Argentina, Gotze foi substituído por Miroslav Klose aos 88 minutos, e o resto é história.