África ainda busca primeira vitória na Copa do Mundo do Catar
Enquanto o Japão e a Arábia Saudita conseguiram surpreender campeões mundiais, a África sofreu derrotas e tem o mesmo número de pontos do que de gols.
Camarões, Gana e Senegal perderam suas primeiras partidas, enquanto Marrocos e Tunísia empataram sem gols contra adversários mais conceituados, aproveitando uma onda de apoio de milhares de torcedores que lotaram os estádios.
Confira tabela completa da Copa do Mundo
Ambos os países têm grandes comunidades migrantes na região do Golfo e garantiram uma atmosfera alegre quando estiveram em campo. Os dois times jogaram em um ritmo muito mais alto do que o habitual, impulsionados pelo incentivo, mas agora resta saber se eles serão capazes de apresentar uma performance da mesma intensidade em seus jogos do segundo grupo após apenas três dias de descanso.
A Tunísia empatou em 0 x 0 com a Dinamarca na terça-feira pelo Grupo D, enquanto o Marrocos empatou com a Croácia, vice-campeã da última Copa do Mundo, no confronto do Grupo F na quarta-feira. Isso foi seguido por derrotas apertadas para Camarões e Gana na quinta-feira.
O camaronês Breel Embolo (25) marcou contra seu país natal na vitória da Suíça por 1 x 0 no Grupo G, com o gol vindo depois que o time africano dominou o primeiro tempo e perdeu várias boas chances para sair na frente. Gana foi derrotado por Portugal por 3 a 2 no Grupo H, mas reclamou amargamente da arbitragem.
O técnico Otto Addo disse que “os resultados (da África) precisam melhorar e espero que todos melhoremos”.
Todas as cinco seleções africanas, na última Copa do Mundo na Rússia, não conseguiram passar da primeira fase e os líderes do futebol do continente disseram que sua prioridade futura é tornar os times mais competitivos no cenário internacional.
O continente espera que o Senegal interrompa esta sequência na sexta-feira, depois de ter feito uma boa exibição contra a Holanda no confronto do Grupo A na segunda-feira. O time africano sofreu dois gols no final, com o goleiro Edouard Mendy (30) sendo parcialmente culpado.
"Ainda estamos determinados porque sabemos que há algo que podemos conquistar durante esta Copa do Mundo e ainda acreditamos em nossas chances", disse o capitão do Senegal Kalildou Koulibaly enquanto se preparavam para enfrentar o anfitrião Catar na sexta-feira.
O Catar é o campeão asiático, mas seus colegas Japão e Arábia Saudita os ofuscaram ao virar o placar para vencer Alemanha e Argentina nas principais surpresas do torneio.