Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Agyemang-Badu, lenda de Gana, apoia voto de Lookman como melhor jogador da África

Shina Oludare
Lookman é um dos favoritos para ganhar o prêmio de melhor jogador africano
Lookman é um dos favoritos para ganhar o prêmio de melhor jogador africanoČTK / imago sportfotodienst / www.imagephotoagency.it
O ex-jogador da seleção de Gana, Emmanuel Agyemang-Badu, conversou com o Flashscore sobre a lista de candidados ao prêmio de Jogador Africano do Ano, divulgada pela Confederação Africana de Futebol.

Agyemang-Badu apoiou o nigeriano Ademola Lookman, que veste a camisa da Atalanta e fez três gols na final da Europa League: "Sem dúvida, um dos meus jogadores favoritos. Lookman tem se destacado tanto no clube quanto no país. Torço totalmente para que ele ganhe o prêmio", afirmou o ganês.

O ex-jogador da Udinese afirma que prevê um futuro brilhante para Mohammed Kudus, do West Ham, apesar de ele ter sido excluído da lista. O jogador marcou 14 gols e deu seis assistências em 45 jogos, em todas as competições, durante a primeira temporada no clube, que ajudou a garantir o nono lugar na Premier League e a chegar às quartas de final da Liga Europa.

Embora Agyemang-Badu esperasse que seu compatriota fosse indicado, continua confiante de que o momento certo chegará: "Eu esperava que ele entrasse na lista, mas também havia muitos jogadores excelentes que fizeram um trabalho excepcional na África no ano passado".

"Ele ainda é jovem e tem muitas oportunidades de ser coroado o melhor da África. Ele só precisa manter o foco, continuar aprendendo e crescendo. Sua hora chegará, é uma maratona, não uma corrida de velocidade", completou.

O lendário Abedi "Pelé" Ayew foi o último ganês a ser eleito o melhor da África, em 1992. Embora Samuel Kuffour, Michael Essien, Asamoah Gyan e Dede Ayew tenham ficado entre os três primeiros colocados, nenhum deles conseguiu alcançar a honra.

Agyemang-Badu explica os desafios que fizeram com que fosse difícil para qualquer jogador do país quebrar o jejum de 32 anos: "Temos tido um bom desempenho, mas não no nível necessário para sermos indicados a esse tipo de prêmio. Partey estava se esforçando muito, mas, infelizmente, as lesões o atrapalharam bastante".

"É uma decepção para nós, mas ainda temos jogadores jovens e talentosos como Kudus, Abdul Fatawu e outros. Neste momento, é hora de apoiar nossos irmãos nigerianos. Nosso momento chegará em breve", explicou.

Kudus é uma lenda em formação

Depois de três anos no Ajax, Kudus foi transferido para o West Ham em um contrato de cinco anos por um valor não revelado, supostamente em torno de 44,5 milhões de euros com acréscimos adicionais relacionados ao desempenho. Ao fazer isso, ele se tornou o terceiro ganês a jogar pelo West Ham, seguindo os passos de John Paintsil e Andre Ayew.

Além disso, ele é agora o segundo jogador de futebol ganês mais caro de todos os tempos, atrás apenas de Thomas Partey.

O seu impacto imediato no West Ham foi elogiado por Agyemang-Badu, que acredita que a trajetória atual de Kudus pode levá-lo a se juntar às fileiras dos grandes nomes do futebol africano.

"Esse é o meu craque! Ele é incrivelmente talentoso e exala confiança, o que eu realmente admiro. Em uma idade tão jovem, ele tem o potencial para se tornar um jogador ainda melhor", acrescentou.

"Sua transição do Ajax para o West Ham foi impressionante; seu primeiro ano foi fantástico e ele teve um desempenho excepcional. Ele escolheu um clube que não colocaria pressão excessiva sobre ele e que correspondia ao seu nível de jogo. Acredito que ele tomou uma excelente decisão.

"Este ano, ele começou bem, mas, infelizmente, as emoções levaram a melhor, resultando em um cartão vermelho (contra o Tottenham). Por ser jovem, ele aprenderá com essa experiência e melhorará. Aos poucos, veremos seu progresso e a possibilidade de se juntar a alguns dos maiores clubes do mundo."

Agyemang-Badu apoia Issah e Antwi

Gana tem algo a comemorar, pois os jovens talentos Abdul Aziz Issah e John Antwi foram indicados ao prêmio de Jogador Interclubes do Ano (masculino) ao lado da dupla egípcia do Al-Ahly, Hussein El Shahat e Mostafa Shobeir.

Para o vencedor da Copa do Mundo sub-20 de 2009, a indicação dos jogadores do Dream FC representa uma conquista significativa para a Premier League de Gana e indica que não seria uma má ideia que a dupla fosse convocada para a seleção.

"John Antwi é um jogador que eu tenho defendido para ser convocado para a seleção de Gana. Ele ganhou o prêmio de artilheiro na Copa da Confederação e acredito que merece um lugar no Black Stars".

"Ele merece a indicação; assisti a seus jogos, então não fiquei surpreso ao ver seu nome. Há também um jovem talento, Issah, que acabou de assinar com o Barcelona - ele é um jogador excepcional", apontou o jogador.

"Eu o vi jogar tanto pela equipe sub-20 de Gana quanto pelo seu clube. Estou muito feliz por eles, e é ótimo ver a Premier League de Gana sendo reconhecida. Precisamos continuar avançando. Sou um homem muito feliz. Estarei torcendo pelos meus compatriotas ganeses. Independentemente do resultado, estou incrivelmente orgulhoso deles (Issah e Antwi)", afirmou.