Alcaraz é atropelado por Auger-Aliassime e cai na semi na Basileia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alcaraz é atropelado por Auger-Aliassime e cai na semi na Basileia

Auger-Aliassime sacou muito bem e levou a melhor sobre Alcaraz
Auger-Aliassime sacou muito bem e levou a melhor sobre AlcarazAFP
O número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, caiu nas semifinais do ATP 500 da Basileia para o canadense Felix Auger-Aliassime por 2 sets a 0 (6/3 e 6/2). Em um dos duelos que marca a nova geração do tênis, o espanhol foi dominado pelo canadense, que venceu todos os três confrontos diretos entre ambos.

Alcaraz chegou à sua nona semifinal da temporada com um levantamento quase perfeito, de sete vitórias e uma derrota. Auger-Aliassime, por sua vez, vivia seu melhor momento em 2022, com uma série de 11 vitórias e dois títulos consecutivos e, sobretudo, com mais moral que o espanhol, que não havia ganhado nenhum set nos confrontos anteriores.

Ficou claro desde o início que o canadense, nono lugar no ranking da ATP, não deveria encerrar sua sequência positiva. Após Alcaraz manter o serviço aos trancos e barrancos, veio o oitavo game, em que ele pareceu desabar. Com uma dupla falta, um erro na rede e outro erro não forçado, deu a vantagem ao rival. Impecável no saque, Auger-Aliassime não deu chance ao espanhol e fechou o primeiro set com 20 de 25 pontos em seu serviço.

O saque é uma das principais armas na quadra indoor, e Alcaraz não conseguiu ser eficaz nesse fundamento em toda a partida. Ele não conseguiu um ace sequer, cometeu três duplas faltas e só conseguiu ganhar 33% dos pontos jogados com segundo serviço. O oposto de Auger-Aliassime, que teve nove aces, nenhuma dupla falta e se mostrou muito mais confortável batendo na bola (23-8 em winners).

Confira as estatísticas da partida no Flashscore

O segundo set seguiu o roteiro do primeiro. O mais surpreendente foi a postura do espanhol, que parecia resignado, ao contrário da energia que costuma mostrar. Quando tentou reagir, já perdia por 5/2, com saque do adversário, que concedeu o único break point a Alcaraz nesse momento. Auger-Aliassime, porém, evitou a quebra e ganhou a partida com uma facilidade que ninguém esperava.

Na final do ATP 500 da Basileia, o canadense enfrentará o vencedor da partida entre o espanhol Roberto Bautista-Agut e o dinamarquês Holger Rune.

"Estou feliz com meu nível contra o melhor do mundo"

"Eu saquei muito bem. Alcaraz não me quebrou. Falta uma partida, mas tem sido uma semana fantástica. Joguei contra o melhor do mundo e estou feliz com meu nível", disse Auger-Aliassime após a partida.

Veja a tabela do ATP 500 da Basileia

Não é coincidência que ele tenha tido um bom desempenho em quadras indoor, já que as conhece desde bem pequeno: "Eu joguei muito em indoor quando era criança, então estou acostumado a esta superfície. Estou ansioso pelos próximos meses porque sei que posso jogar neste nível com regularidade.”

Com essa confiança, o canadense não se importa com o oponente na final: "Roberto foi o último que me venceu. Tanto ele quanto Rune são grandes jogadores, e será uma partida muito disputada.”