Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise de dados: por que Bellingham chama atenção dos maiores clubes do mundo?

Com apenas 19 anos, Bellingham é forte em desarmes e lê bem o jogo, habilidades que continuarão a melhorar com o passar dos anos
Com apenas 19 anos, Bellingham é forte em desarmes e lê bem o jogo, habilidades que continuarão a melhorar com o passar dos anosProfimedia
A Inglaterra começou a Copa do Mundo no Catar com uma vitória convincente por 6 a 2 sobre o Irã na segunda-feira. Pela métrica de expectativa de gols (medida pela qualidade das oportunidades x finalização criadas), o placar ficou em 2,3 contra 0,78 (+0,76 pênalti), o que significa que apenas a França criou mais chances de perigo nas primeiras partidas da fase de grupos.

A Inglaterra chutou à baliza adversária um total de treze vezes, dez vezes dentro da grande área e sofreu cinco chutes da mesma região do campo. Junto com a França, a Inglaterra foi o único time a marcar em lances de bola parada. Ficaríamos surpresos se esse fosse o último gol desse tipo no torneio.

Confira tabela completa da Copa do Mundo

Quem sabe Jude Bellingham marque também? Foi ele quem abriu o placar dos Três Leões aos 34 minutos com uma cabeçada precisa após cruzamento de Luke Shaw .

Esse gol tem um certo simbolismo. O jogador do Borussia Dortmund pertence à mesma geração de Jamal Musiala, Pedri, Gavi, Aurélien Tchouaméni ou talvez Rafael Leão entre os jovens mais notáveis ​​​​da Copa do Mundo. E os dados mostram claramente por que o Real Madrid e o Liverpool estão disputando seu talento. 

Bellingham leva a melhor no 1x 1 em 91% das tentativas
Bellingham leva a melhor no 1x 1 em 91% das tentativasProfimedia

Bellingham jogou 5.636 minutos em sua carreira na Bundesliga até agora, quase exclusivamente no meio-campo - 3.094 como oito e 1.879 como meio-campista defensivo. Sua gama de habilidades em ambas as posições é sem precedentes. Ele não só pode defender bem, mas também pode atravessar o campo sozinho, conduzindo a bola para um setor mais perigoso, antes de criar chance para um companheiro de equipe ou chegar ele mesmo à linha de fundo.

Além disso, com apenas 19 anos, ele é forte em desarmes e lê bem o jogo, habilidades que continuarão a melhorar com o passar dos anos. 

Estatísticas de Bellingham no Dortmund
Estatísticas de Bellingham no Dortmund11Hacks

Na Bundesliga, não tem concorrência, principalmente na capacidade de vencer espaços com suas corridas e dribles. No 11Hacks, podemos calcular isso usando a métrica avançada de probabilidade de gol adicionada (GPA+), que informa como os toques de um jogador com a bola aumentam a chance de seu time marcar um gol. Se Bellingham correr a bola no terço final do campo, seu índice GPA+ sobe para 5,7, o que é incomparavelmente melhor do que outros jogadores em sua posição.

Marcel Eggestein, do Freiburg, chega a 3,3 e Leon Goretzka, do Bayern, a 2,8. Durante a partida, o inglês coleciona o maior número de dribles um a um, mas prefere abrir espaço para sua próxima ação passando a bola para o lado.

Bellingham jogou mais de 5.600 minutos na Bundesliga até agora
Bellingham jogou mais de 5.600 minutos na Bundesliga até agoraProfimedia

Quando chega ao terço final com a sua excelente movimentação, sabe sempre o que fazer com a bola. No modelo de gols esperados (como oportunidades de chutes de alta qualidade) e assistências esperadas (como chutes de alta qualidade que ele prepara para seus companheiros), ele está mais uma vez entre os primeiros em sua posição.

Bellingham é a maior joia do futebol inglês na atualidade
Bellingham é a maior joia do futebol inglês na atualidadeStatsPerform

Esperamos que vocês nos perdoem para continuarmos enchendo a bola da joia britânica. Ainda restam suas habilidades defensivas.

Ele consegue uma média de 3,81 bolas roubadas por jogo. Além disso, se ele enfrentar um jogador, ele ganha a bola 91% das vezes. Ou seja, nove vezes em dez tentativas. Ninguém na Bundesliga tem a mesma taxa de sucesso que ele. Se os adversários tentam superá-lo, conseguem fazê-lo em média apenas 0,88 vezes por jogo - novamente o melhor desempenho entre os meio-campistas centrais.

Se o time da Inglaterra se sair bem no torneio e Bellingham se aproximar do padrão de seu clube, é improvável que um lugar no time titular da Copa passe por ele.