Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Louis van Gaal pode levar a Holanda ao título da Copa do Mundo?

Holanda busca título inédito da Copa do Mundo
Holanda busca título inédito da Copa do MundoProfimedia
Nas Copas do Mundo de 2010 e 2014, a Holanda conseguiu chegar ao pódio, mas, em 2018, não estava na competição. Agora, chega a hora de buscar a taça com Louis van Gaal buscando outro sucesso como treinador da seleção.

Introdução

Louis van Gaal foi nomeado técnico da Holanda pela terceira vez, e este parece ser o último trabalho do treinador de 71 anos. Nas coletivas de imprensa, ele nem sempre revela tantas informações sobre suas táticas, mas há algumas coisas importantes que agora são certas.

Por exemplo, Van Gaal não esconde o fato de que quer jogar no 5-3-2 e que um dos três goleiros entrará como especialista em pênaltis. Van Gaal não quis divulgar qual dos três goleiros desempenhará esse papel, mas não devemos nos surpreender se a polêmica substituição de 2014, quando colocou Tim Krul para os pênaltis contra a Costa Rica, se repetir neste torneio.

A Holanda disputou três finais de Copas do Mundo e perdeu todas. Neste torneio, porém, entra com uma equipe que não sofre gols facilmente e que está invicta há 15 jogos. Poderiam finalmente conquistar a Copa do Mundo este ano?

Pontos fortes

Os torcedores holandeses não conseguem concordar sobre quem deve ser o goleiro e há muita discussão sobre quem deve ocupar o ataque. O que os holandeses estão menos preocupados no momento é a defesa.

Com Virgil van Dijk (31) terminando em segundo lugar na Bola de Ouro de 2019, Matthijs de Ligt (23) ganhando o prêmio Golden Boy em 2018 e Stefan de Vrij (30) tendo sido eleito o melhor defensor da Serie A em 2020, os holandeses têm pouco a reclamar na posição de zagueiro.

Principalmente sabendo que Nathan Aké (27), Jurrien Timber (21) e Daley Blind (32) também podem ser escolhidos. O fato de jogadores de base das principais ligas europeias, como Sven Botman (22), Pascal Struijk (23) e Mickey van de Ven (21), não terem mais lugar diz o suficiente sobre as opções que eles têm para a posição.

Outra qualidade é que a espinha dorsal da equipe se manteve praticamente intacta por um tempo, com Van Dijk, Frenkie de Jong (25) e Memphis Depay (28) entre os elos mais importantes em cada escalação.

Pontos fracos

Em 2014, a Holanda não tinha tantas estrelas na defesa como agora, mas com Arjen RobbenWesley Sneijder e Robin van Persie, eles tinham estrelas mundiais para fazer a diferença. Agora parece o contrário, com a Holanda atualmente sem um jogador de ataque que seja um grande destaque nas principais ligas da Europa. 

Em termos de produção de gols, o time vem se apoiando em Depay há anos e, nesta Copa do Mundo, espera que Cody Gakpo (23) possa continuar a forma de sua excelente primeira metade de temporada no PSV em um nível superior. Os goleiros do elenco também são de nível significativamente mais baixo do que algumas outras posições.

Time titular (5-3-2)

Justin Bijlow; Denzel Dumfries, Jurrien Timber, Virgil van Dijk, Nathan Aké e Tyrell Malacia; Frenkie de Jong, Teun Koopmeiners e Cody Gakpo; Memphis Depay e Steven Bergwijn.

Van Gaal prefere um jogador canhoto para a posição de zagueiro pela esquerda. Suspeitamos que Aké preencherá esse papel. A posição de zagueiro pela direita deve ser de Van Dijk.

Briga por posição

A posição de lateral-esquerdo foi muitas vezes ocupada por Blind nos últimos anos. Mas, como ele não está em sua melhor forma e acabou no banco do Ajax, seu rival Malacia (23) aproveitou bem a mudança para a Premier League. Não ficaríamos surpresos se o último fosse o preferido.

A posição de lateral-direito é para Dumfries (26). Se sua lesão se mostrar muito séria, Jeremie Frimpong é a escolha óbvia. Apesar de ainda não ter jogado, é o único outro lateral-direito de origem do plantel. Para o meio-campo, Frenkie de Jong e Teun Koopmeiners (24) parecem ser as opções mais lógicas.

Embora não jogue nesta posição no PSV, Gakpo revelou em entrevistas que Van Gaal quer que ele se concentre principalmente na posição de número 10, onde Steven Berghuis (30) também tem boas chances, por sinal. Na frente, suspeitamos que Van Gaal prefira Memphis e Bergwijn. Aliás, Van Gaal também já revelou que se Memphis não se recuperar de sua lesão, seu lugar pode ser temporariamente ocupado por Vincent Janssen.

Previsão

No papel, a Holanda tem um grupo bastante fácil, em que deve ser capaz de passar sem muitos problemas. Van Gaal revelou que o objetivo eram as quartas de final, mas que ele próprio esperava tornar-se campeão do mundo. Na nossa previsão, escolhemos um meio-termo e achamos que o time pode chegar às semifinais, como em 2014.