Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arábia Saudita receberá Jogos Asiáticos de Inverno em megacidade futurista

Alex Xavier, com informações da Reuters
Ilustração do arranha-céu horizontal de 120km 'Mirror Line' que vai ser construído em Neom
Ilustração do arranha-céu horizontal de 120km 'Mirror Line' que vai ser construído em NeomProfimedia
Ministério dos Esportes saudita anunciou nesta terça-feira (4) que projeto futurista do país foi escolhido para sediar os Jogos Asiáticos de Inverno de 2029.

A competição vai acontecer em Neom, uma megacidade high-tech no norte do país que deve custar cerca de R$ 2 bilhões.

O desenvolvimento do resort Trojena, que deve sediar a maior parte das competições, está previsto para ser concluído em 2026 e oferecerá esqui ao ar livre, um lago de água doce feito pelo homem e uma reserva natural, de acordo com o site do projeto.

"Com o apoio ilimitado da liderança saudita e do Príncipe Herdeiro da Coroa de HRH ao setor esportivo, temos o orgulho de anunciar que o TROJENA2029 ganhou a corrida para ser o primeiro país da Ásia Ocidental a receber os Jogos Asiáticas de Inverno", disse no Twitter o Príncipe Abdulaziz Bin Turki Al-Faisal, Ministro dos Esportes.

Neom é o projeto mais ambicioso do Príncipe Herdeiro Mohammed bin Salman sob o plano de desenvolvimento “Vision 2030”, que visa reduzir a dependência saudita do petróleo e transformar a economia, inclusive através do desenvolvimento do esporte.

O projeto prevê ocupar 26.500 km quadrados em uma região montanhosa do Mar Vermelho e incluirá a cidade de carbono-zero "A Linha", assim como áreas industriais, logísticas e de alta tecnologia.