Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Árbitra portuguesa mostra o 1º cartão branco da história do futebol

Atualizada
Catarina Branco reconheceu o espírito esportivos dos médicos no clássico lisboeta
Catarina Branco reconheceu o espírito esportivos dos médicos no clássico lisboetaReprodução/Twitter Canal11
A árbitra portuguesa Catarina Branco entrou para a história no último sábado (21), ao aplicar o novo cartão branco pela primeira vez em uma partida de futebol profissional. O cartão, que reconhece o fair play, foi dado aos médicos de Benfica e Sporting em jogo válido pela Taça de Portugal Feminina.

Os médicos receberam a "advertência-homenagem" no final da primeira etapa, após atenderem uma torcedora que havia desmaiado.

O socorro conjunto e a entrega do inédito cartão foram aplaudidos pelos cerca de 15 mil torcedores que acompanhavam o jogo no Estádio da Luz.

A Federação Portuguesa de Futebol criou o cartão branco com anuência da FIFA em 2018 para mostrar reconhecimento em campo a atos de fair play durante uma partida, numa tentativa de "melhorar o valor ético no esporte".

O Benfica acabou vencendo o clássico de Lisboa por 5 a 0 e avançou às semifinais da Taça de Portugal para enfrentar o Famalicão.

Confira a tabela da Taça de Portugal Feminina

Segundo o jornal português Diário de Notícias, mais de dois mil cartões brancos já foram mostrados nas divisões de base, onde foi introduzido em 2015. Os premiados foram jogadores que pedem desculpa a adversários, que ajudam o árbitro a reverter decisões equivocadas no melhor estilo Rodrigo Caio, e médicos que socorrem adversários.