Arrascaeta faz dois mas Uruguai é castigado com virada da Coreia e se despede da Copa
O Uruguai chegou pressionado, precisando vencer, após dois jogos sem marcar. A partida teve um flashback não muito bem-vindo para os ganeses, que desperdiçaram uma penalidade diante de um rival que acabou se tornando histórico dentro da Copa.
Confira tabela completa da Copa do Mundo
Filme repetido
Antes mesmo da bola rolar, o ocorrido da Copa de 2010 entre os dois times já era lembrado. Há 12 anos, Gana foi eliminada pelo mesmo Uruguai nas quartas de final da Copa da África do Sul em um dos jogos mais emocionantes de todas as edições do Mundial.
Nos acréscimos, Asamoah Gyan bateu pênalti no travessão após Luis Suárez evitar gol certo do adversário ao tirar a bola, em cima da linha, com a mão. O erro na cobrança fez o embate ir para os pênaltis, antes do castigo para o time africano.
Confira como foi Uruguai x Gana
Um pênalti para Gana, aos 18 minutos de jogos, com ajuda do VAR, fez a situação de 2010 ser lembrada instantaneamente. O vilão da vez foi Andre Ayew, que bateu mal para defesa de Rochet. Era o começo da eliminação ganesa.
O novo castigo foi em dose dupla com um (quase) heroi improvável. Arrascaeta, meia do Flamengo, que não entrou na estreia contra a Coreia e jogou por 30 minutos contra Portugal, fez valer a vaga conquistada no time titular. Foi ele o responsável pelos dois gols uruguaios, ainda no primeiro tempo, que poderiam ter encaminhado a vaga sul-americana.
Falhas em sequência
A defesa de Gana fez "papel de mãe" antes mesmo do placar ser aberto. A insistência por presentear os uruguaios foi tanta que Arrasca agradeceu aos 26 minutos. Depois de Gana ter a bola roubada no meio-campo, dois zagueiros falharam na mesma jogada.
A bola sobrou para Suárez, que chutou antes do rebote do goleiro encontrar o meia flamenguista na pequena área para empurrar de cabeça. Aos 32, veio o 2 a 0 em boa trama do time de azul, que Arrascaeta finalizou de primeira, com precisão, para desanimar as pretensões ganesas.
No segundo tempo, as posturas dos times mudaram, com o Uruguai esperando pelos avanços de Gana, que se lançou ao ataque, sabendo que tinha pouco tempo para se salvar no torneio. Apesar da necessidade de vitória, Gana pecou pela pouca criatividade e falta de precisão. Se o Uruguai tivesse adotado uma conduta mais ofensiva, o final poderia ter sido diferente para a celeste.
O que era pra saber um resultado bastante comemorado pelo Uruguai, com as oitavas de final se confirmando na última rodada, se transformou em pesadelo quando chegou a notícia do gol da virada coreana. O Uruguai se viu obrigado a encontrar mais um tento para levar vantagem no saldo de gols, mas o curto tempo jogou contra, apesar de toda a insistência.
Em mais um capítulo de um duelo que parece ser de novos rivais na Copa, desfecho favorável para o Uruguai, mas com saldo negativo para os dois lados. A certeza para Gana é de que uma penalidade perdida dentro do Mundial pode fazer uma grande diferença, seja na fase de grupos ou nos confrontos de mata-mata.