Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arsenal bate o Manchester United em jogo eletrizante

Arsenal bate o Manchester United em jogo eletrizante
Arsenal bate o Manchester United em jogo eletrizanteAFP
O Arsenal venceu o Manchester Unites por 3 a 2 neste domingo (22) em jogo pela 21ª rodada da Premier League, no Emirates Stadium, em Londres. A vitória faz com que o Arsenal mantenha cinco pontos de vantagem sobre o Manchester City e onze sobre o Manchester United na tabela da Premier League.

O confronto no norte de Londres reunia os dois melhores times da Premier League no recorte dos últimos cinco jogos, 13 pontos conquistados para cada lado. Vindos de vitórias nos seus dérbis locais contra Tottenham e Manchester City, Arsenal e Manchester United são os times que vivem melhor momento no futebol inglês.

Veja a classificação atualizada da Premier League

O Arsenal entrou com a formação clássica utilizada em toda a sua trajetória na temporada 2022/23 da Premier League, com exceção, claro, do lesionado Gabriel Jesus, que deu lugar desde o pós-Copa a Eddie Nketiah.

Do outro lado, Erik ten Hag colocou em campo o 4-2-3-1 que já havia usado contra o Crystal Palace com Wout Weghorst na referência. Casemiro, suspenso, foi a única mudança, dando lugar a Scott McTominay.

Um gol para cada lado no 1º tempo

O jogo começou intenso no Emirates Stadium e, mesmo que dividindo a posse em 50% na primeira etapa, os times iniciaram com propostas bem diferentes. O Arsenal de Arteta avançava com muitos homens em campo e jogava próximo a área do United, quase sempre bem protegida.

As estatísticas completas da vitória do Arsenal sobre o Manchester United
As estatísticas completas da vitória do Arsenal sobre o Manchester UnitedOpta by StatsPerform

Já o United buscava roubar a bola para sair em velocidade, tentando definir rapidamente as jogadas. A tática deu certo quando Marcus Rashford interceptou um passe, deu um belo drible em Thomas Partey e finalizou com força no canto direito de Aaron Ramsdale para fazer 1 a 0.

O Arsenal não sentiu o gol e conseguiu um empate à sua maneira, girando a bola pela entrada da área até Granit Xhaka cruzar pela esquerda e Nketiah cabecear para empatar.

A sequência de passes até o primeiro gol de Eddie Nketiah
A sequência de passes até o primeiro gol de Eddie NketiahOpta by StatsPerform

Saka brilha e United busca o empate

O primeiro tempo terminou com o Arsenal finalizando 11 vezes e o United só duas, indicando um domínio que se manteve no segundo tempo até sair o segundo gol. Saka arriscou de fora da área e fez um belíssimo gol no canto direito inferior de David De Gea.

Assim como aconteceu no primeiro tempo do lado inverso, o United se lançou ao ataque rapidamente para empatar o jogo. A pressão surtiu efeito em seis minutos, depois de bate e rebate na área Lisandro Martínez se jogou para marcar de cabeça encobrindo Ramsdale.

O gráfico de pressão mostra o domínio do Arsenal no jogo
O gráfico de pressão mostra o domínio do Arsenal no jogoOpta by StatsPerform

Nketiah brilha no fim e Arsenal vence de forma heroica

Os minutos finais foram de chances para os dois lados. Nketiah parou em De Gea em chute forte dentro da área para o Arsenal, do lado do United, Christian Eriksen chutou com desvio e ela passou perto do gol de Ramsdale.

Quando o resultado parecia estabelecido, Nketiah completou finalização de Martin Odegaard para vencer De Gea e explodir o Emirates Stadium com o gol da vitória.