Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arsenal vence primeira na nova casa do Tottenham e abre oito na ponta do Inglês

Josias Pereira
Arsenal vence primeira na nova casa do Tottenham e abre oito na ponta do Inglês
Arsenal vence primeira na nova casa do Tottenham e abre oito na ponta do InglêsAFP
Atuando dentro da casa do seu maior rival, o Arsenal deu mais uma prova de que vem firme na busca pelo título da Premier League. Com dois gols marcados na primeira etapa, os Gunners seguraram o resultado por 2 a 0 em um eletrizante confronto e chegaram aos 47 pontos na tabela de classificação, abrindo oito pontos de frente para o vice-líder Manchester City, que perdeu para o United por 2 a 1. Foi a primeira vitória do Arsenal sobre o Tottenham na nova casa dos Spurs.

O primeiro tempo foi de domínio do Arsenal. Apesar do equilíbrio nos minutos iniciais, os Gunners mandaram na partida após os 14 minutos graças a uma falha bisonha do goleirão Lloris, vice-campeão do mundo com a seleção francesa. Inclusive, a arbitragem deu o gol contra de Lloris, que se enrolou após desvido de Sessegnon e mandou contra o seu próprio gol, o primeiro contra da história do arqueiro francês. 

Veja como foi Tottenham 0 x 2 Arsenal

Com muito controle da posse de bola, o Arsenal foi empurrando o Tottenham para o campo defensivo. Obviamente, os Spurs não deixaram de assustar em algumas jogadas pontuais, colocando Ramsdale, um dos outros grandes nomes do jogo, para trabalhar, como em uma finalização de Son em um passe de Sessegnon. 

As estatísticas do duelo entre Tottenham e Arsenal, o clássico do norte de Londres
As estatísticas do duelo entre Tottenham e Arsenal, o clássico do norte de LondresOpta by StatsPerform

Ainda na primeira etapa, Partey mandou uma bomba que explodiu na trave de Lloris. Só que aos 35 do primeiro tempo, o gol não escapou dos pés de Odegaard. Ele foi acionado por Saka, cortou da direita para o meio, com liberdade, e acertou um chutaço, encontrando o canto esquerdo de Lloris.

Os números individuais do clássico do norte de Londres
Os números individuais do clássico do norte de LondresOpta by StatsPerform

A segunda etapa seguiu com grande intensidade, especialmente com o Tottenham indo com tudo para buscar equilibrar o marcador. Foram ataques sucessivos, com o Arsenal se defendendo de qualquer forma. Um jogo exaustivo. E Conte ainda reforçou seu ataque com o retorno de Richarlison, em sua primeira partida após a Copa do Mundo do Catar. 

Confira a tabela de classificação da Premier League no Flashscore

O gráfico de pressão do duelo entre Tottenham e Arsenal
O gráfico de pressão do duelo entre Tottenham e ArsenalOpta by StatsPerform

Mas não teve jeito. Ramsdale fechou a meta e mais nada passou. No fim do jogo, após o apito final, o goleiro do time londrino ainda se desentedeu com Richarlison e chegou a ser agredido por um torcedor do Tottenham mais exaltado próximo à beira do campo. O clima ficou quente, com o jogador sendo retirado por Arteta. O técnico espanhol fez o mesmo com Xhaka. Com o clima mais controlado, os jogadores do Arsenal partiram para celebrar com a torcida. Um resultado histórico e que quebrou uma zica. 

A última vez que o Arsenal derrotou o Tottenham jogando como visitante foi no dia 7 de fevereiro de 2015. Uma vitória por 2 a 1 pela terceira rodada da Copa da Liga Inglesa. Na Premier League, o tabu era ainda maior. Tinha acontecido no dia 16 de março de 2014, por 1 a 0, gol de Tomás Rosicky. Nos dois jogos, Arteta era um jogador do Arsenal. Hoje, ele é o comandante do time.