Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aryna Sabalenka vence Rybakina e conquista o Aberto da Austrália

Atualizada
Aryna Sabalenka vence Rybakina e conquista o Aberto da Austrália
Aryna Sabalenka vence Rybakina e conquista o Aberto da AustráliaAFP
Aryna Sabalenka venceu Elena Rybakina por 4-6, 6-3 e 6-4 para ganhar o título do Aberto da Austrália neste sábado (28).

A 11ª vitória consecutiva do ano também significa que a bielorrussa retornará ao segundo lugar no ranking da WTA, atrás de Iga Swiatek, colhendo os frutos de sua melhor estabilidade mental e também de seu serviço durante o jogo, emergindo como uma ameaça genuína nos próximos grandes torneios do circuito.

Rybakina abriu 3 a 1 depois que a quinta cabeça-de-chave Sabalenka perdeu o serviço com uma dupla falta e um longo forehand, mas a cazaque ficou sob pressão e permitiu que sua oponente empatasse o set inicial em 4 a 4.

Rybakina reagiu imediatamente, no entanto, o calor aumentou na Rod Laver Arena. Mesmo assim, a cazaque se aproveitou de mais uma dupla falta de Sabalenka, a quinta na parcial, e selou o set com um grande saque que a bielorrusso devolveu na rede.

Veja como foi a partida no Flashscore

Foi a primeira vez que Sabalenka, campeã de Adelaide, perdeu um set em 11 partidas neste ano e o nervosismo começou a aparecer. A tenista precisou se recompor no duelo, e salvou dois break points no primeiro game do set seguinte.

Sabalenka então encontrou consistência para quebrar o serviço da rival, mas teve que superar uma oscilação para obter uma vantagem de 4-1. A bielorrussa então empatou a partida com seus 11º e 12º aces, levando a partida em Melbourne Park para um terceiro set decisivo.

"Muito obrigado pela atmosfera incrível", disse Sabalenka, que recebeu o troféu das mãos da ex-número um do mundo Billie Jean King.

"E, claro, minha equipe, a equipe mais louca do circuito, eu diria. Passamos por muitas baixas no ano passado, trabalhamos muito."

"Espero que no próximo ano eu volte e mostre a vocês um tênis ainda melhor, e vocês me apoiem ainda mais", acrescentou.

Sabalenka sacou com veneno e atacou com precisão para superar a defesa de Rybakina e abrir uma vantagem de 5-3. A bielorrussa cometeu uma dupla falta em um matchpoint e desperdiçou mais dois antes de finalmente conquistar o tão desejado troféu Daphne Akhurst Memorial Cup.

"Gostaria de parabenizar Aryna. Sei o quanto você trabalhou duro para isso", disse Rybakina. "Espero que tenhamos muitas outras batalhas."

"Fiquei arrepiado quando todos estavam torcendo por nós. Estou ansiosa para voltar no próximo ano. Foram duas semanas incríveis para mim e espero ter os mesmos resultados e ainda melhores", finalizou a tenista derrotada.