Mo Katir reina nos 5000m em Florença e começa temporada desbancando rivais olímpicos
Mo Katir (25) começou a temporada em eventos outdoor da melhor maneira possível, com uma grande vitória na Golden Gala Pietro Menea, em Florença.
Havia otimismo quanto ao que ele poderia fazer nesta sexta-feira no evento da Diamond League, mas não faltaram concorrentes de altíssimo nível, nada menos que os melhores do mundo na distância (Yomif Kejelcha ou Joshua Cheptegei).
Vencer não foi uma tarefa fácil, como mostram os tempos finais, embora o corredor tenha sido dominante, especialmente no trecho decisivo (2min24s16 no último quilômetro).
Em alguns momentos, ele estava no pelotão, mas tinha uma estratégia, ciente de que estava em ótimas condições, para conquistar a vitória contra atletas que enfrentará novamente em situações mais transcendentais (Campeonato Mundial em Budapeste ou os próprios Jogos Olímpicos).
Katir teve de enfrentar, entre outros, Cheptegei, de Uganda, campeão olímpico de Tóquio, além do canadense Mohammed Ahmed, vice-campeão na capital japonesa, que terminou bem atrás do líder (12min56s46).
Mo Katir cruzou a linha de chegada em 12min52s09, bem à frente do canadense, e com uma pequena diferença sobre Yomif Kejelcha (12min52s12). O terceiro lugar ficou com Luis Grijalva (12min52s97). O guatemalteco, que está fazendo história em seu país, estabeleceu o recorde nacional.