Austrália vence Dinamarca e se classifica para as oitavas pela segunda vez na história das Copas
O gol foi marcado por Mathew Leckie, aos 15 minutos do segundo tempo, instantes depois da Tunísia abrir o placar contra a França, resultado que, caso o 0 a 0 persistisse entre australianos e dinamarqueses, eliminaria ambos e colocaria os africanos na próxima fase. A França já começou a rodada garantia nas oitavas de final.
Confira tabela completa da Copa do Mundo
Na próxima fase, a Austrália vai encarar o líder do Grupo C, que será definido a partir das 16h desta quarta-feira. A primeira vez que os australianos tinham avançado foi em 2006, tendo em 2020 uma chance de chegar nas quartas de final e escrever uma página inédita na história do seu futebol.
A Dinamarca foi castigada por uma postura longe da esperada por muitos, que a colocavam próxima das oitavas de final antes mesmo da Copa começar. Foi a primeira vez na história que o país se despede da Copa sem vencer na fase de classificação.
Mais uma prova de que, no mundo da bola, é preciso comprovar as expectativas em campo, com os oponentes de hoje mostrando-se competitivos e prontos para aproveitar oportunidades.
Primeiro tempo morno
A etapa inicial não teve muitas emoções, com a Dinamarca tendo mais posse de bola, mas com dificuldades para concluir as jogadas. O time europeu precisava da vitória para garantir sua classificação e tinha pela frente uma Austrália que também se lançou ao ataque, mesmo podendo empatar para passar de fase.
As jogadas dinamarquesas passavam por Eriksen, que conseguia fazer a transição entre meio e ataque, sem ver a mesma eficiência na linha de frente da sua equipe. No intervalo, a Dinamarca fez mudanças que não surtiram o efeito desejado na etapa final. A Austrália seguiu regular e consistente, sabendo que o empate lhe favorecia.
Sem tempo para a apreensão crescer
Tudo poderia ter se perdido quando a Tunísia abriu o placar, em resultado que forçaria a vitória de Austrália ou Dinamarca para não ficarem pelo caminho.
A preocupação do time amarelo nem deu tempo de aparecer quando uma jogada de contra-ataque fez sua torcida explodir no estádio. Leckie recebeu sozinho, saindo de antes do meio-campo. Ele carregou e, no mano a mano com o zagueiro, cortou pro lado e bateu cruzado para tirar de Schmeichel.
O gol deixou os Socceroos muito perto de uma nova classificação histórica, pressionando a Dinamarca, que precisou se jogar ao ataque. Era a chance da Austrália, novamente, aproveitar os espaços criados para aniquilar, de vez, seu adversário. Mas novas chances de gol não apareceram, com os australianos precisando diminuir os espaços para garantir, no mínimo, mais um jogo em solo catari.
Um gol dinamarquês seria suficiente para acabar com o sonho amarelo. A defesa da Austrália foi uma de suas principais qualidades no confronto direto, sendo uma arma importante nesta e na próxima fase da Copa.
Sem a necessária organização e inspiração, a Dinamarca ficou no quase, parando pelo caminho em um grupo em que era considerada ampla favorita para se classificar.
A Austrália agradeceu pelo rendimento abaixo da Dinamarca (apenas um ponto em seis posssíveis) para se confirmar na segunda fase da Copa mesmo sem sua melhor geração disponível, mostrando um organização e eficiência coletiva capazes de incomodar o próximo adversário. O que vier agora, certamente, será lucro.