Acidente violento com Sargeant interrompe último treino do GP da Holanda
“Estou bem”, disse o piloto pelo rádio depois de mergulhar uma roda na grama molhada, perder o controle na curva 3 e bater nas barreiras, com o carro destroçado indo parar no meio da pista do circuito à beira-mar de Zandvoort.
O piloto de 23 anos, que ainda não marcou nenhum ponto este ano e já perdeu sua vaga para 2025, foi levado ao centro médico para exames de precaução.
Os fiscais apagaram as chamas, mas os danos pareciam significativos, com a classificação marcada para as 15h (horário local). Os mecânicos da Williams provavelmente terão dificuldades para reconstruir o carro a tempo.
As bandeiras vermelhas foram acionadas depois de 14 minutos, com o irreprimível, mas encharcado, Exército Laranja de torcedores holandeses nas arquibancadas ainda esperando que o herói da Red Bull e líder do campeonato, Max Verstappen, desse uma volta.
A sessão úmida acabou sendo reiniciada com um minuto restante da hora programada e os pilotos saindo dos boxes em fila para a chance de uma volta cronometrada com pneus intermediários.
Verstappen ultrapassou uma McLaren e uma Mercedes no pitlane, cruzando a linha branca em sua pressa de sair, e recebeu uma bandeira de advertência em preto e branco por não ter seguido as instruções do diretor de prova.
Pierre Gasly, da Alpine, fez a volta mais rápida na sessão sem sentido, à frente de Kevin Magnussen, da Haas, e Valtteri Bottas, da Sauber.
A Williams disse que o carro de Sargeant, que foi devolvido à garagem enquanto os reparos eram feitos nas barreiras, tinha o mesmo pacote de atualização que o companheiro de equipe Alex Albon.
“Centenas de horas são gastas para fazer as coisas. O pior momento é quando você acaba de introduzir algumas peças e as coloca no muro”, disse o diretor da Williams, James Vowles, à Sky TV.
“A qualificação chegará rapidamente, mas o carro está em um estado muito ruim. “O primeiro passo é analisar detalhadamente o que foi danificado. Parece muito sério e isso pode resultar em uma mudança de chassi.”