Adrian Newey, brilhante engenheiro da F1, deixará a Red Bull em 2025
Considerado um dos melhores engenheiros da história da Fórmula 1, “Adrian Newey deixará a Red Bull em 2025 após 19 anos”, anunciou a equipe em comunicado, sem especificar o motivo da saída do britânico de 65 anos.
Em seu comunicado, a Red Bull informou que Newey se afastará da equipe de F1 para se dedicar ao projeto do primeiro carro ‘hipercarro’ (veículos que participará do WEC) desenhado pela equipe de Milton Keynes.
“O meu sonho era ser engenheiro na Fórmula 1 e tive a sorte de concretizar”, explicou Newey, citado no comunicado, acrescentando que “é o momento certo para entregar aos outros e procurar novos desafios”.
13 títulos com a Red Bull
Newey, de 65 anos, trabalhava na Red Bull desde 2006 e foi o grande arquiteto da construção dos carros que conquistaram seis títulos mundiais de construtores (2010-2013, 2022 e 2023) e sete de pilotos, com o alemão Sebastian Vettel (de 2010 a 2013) e atualmente com o holandês Max Verstappen (atual tricampeão mundial). Anteriormente, Newey trabalhou para outras equipes como Williams e McLaren.
“Sua visão e genialidade nos ajudaram a conquistar 13 títulos em 20 temporadas”, disse o chefe da Red Bull Racing, Christian Horner.
Embora a equipe não tenha especificado o motivo da saída do engenheiro, a decisão pode estar relacionada à polêmica em que o próprio Horner se envolveu no início deste ano, quando foi acusado por uma funcionária da Red Bull de “comportamento inadequado”.
Horner sempre negou essas acusações e no final de fevereiro, após uma investigação interna, foi absolvido, embora desde então o caso tenha gerado muitos rumores em torno da equipe.
Voltar para a F1 com outra equipe?
No momento não há nenhum anúncio oficial a esse respeito, mas o site Motorsport já divulgou uma grande oferta da Aston Martin para contratar Newey. Ferrari, Mercedes ou McLaren também estariam interessados.
No ano passado, Newey explicou ao jornal britânico The Telegraph que dedicou apenas “cerca de 50%” do seu tempo à F1 e que o resto foi dedicado principalmente ao design de ‘supercarros’.
O site Motorsport informa sobre cláusula no contrato de Newey segundo a qual ele não poderia se comprometer com outra equipe até 2027, ou seja, um ano após o fim de seu acordo com a Red Bull. O The Athletic informou nesta quarta-feira que o engenheiro negociou para anular esse pacto.