Charles Leclerc vence GP dos EUA de F1 com dobradinha da Ferrari
Verstappen (Red Bull) aumentou assim sua vantagem sobre o britânico da McLaren, que terminou em quarto no Circuito das Américas de Austin (Texas).
Norris chegou à frente do tricampeão mundial, mas seu terceiro lugar lhe foi retirado devido a uma penalidade de cinco segundos por sair da pista para ultrapassá-lo a três voltas do fim.
A decisão foi criticada pela McLaren. "Minha opinião é que a forma como os comissários interferiram em uma bela peça do automobilismo foi inadequada porque os dois carros saíram da pista, então ambos tiveram vantagem", disse o chefe da equipe, Andrea Stella.
"É uma pena porque nos custou um pódio", lamentou.
O britânico, que havia largado da pole position, está agora 57 pontos atrás de Verstappen, faltando cinco corridas para o final da temporada enquanto Leclerc ocupa um distante terceiro lugar, com 79.
O argentino Franco Colapinto (Williams) voltou a pontuar ao terminar na décima posição.
O jovem piloto, que largou na décima quinta posição, deu novo exemplo do seu talento numa corrida em que terminou na oitava posição.
"Estou feliz, fizemos um bom trabalho", comemorou o argentino.
Norris penalizado
A corrida de Austin, que contou com a presença de celebridades da música como Sting e do esporte como o recordista mundial do salto com vara Armand Duplantis, era tida como mais um capítulo do confronto direto entre Verstappen e Norris, mas acabou servindo para as Ferraris brilharem.
Leclerc, que largou da quarta posição e assumiu a liderança na primeira curva, venceu Sainz por 8,562 segundos e comemorou a oitava vitória de sua carreira e a terceira deste ano, depois de maio em Mônaco e setembro na Itália.
Foi seu primeiro triunfo nos Estados Unidos, enquanto para a Ferrari foi a primeira dobradinha nos EUA desde 2006.
"Não havia sido um fim de semana fácil até agora. Lutei muito com o carro mas tinha confiança na corrida", disse Leclerc após a prova.
"Estou muito feliz com o que aconteceu hoje. Uma dobradinha para a equipe, não poderíamos ter sonhado com algo melhor".
"Foi uma batalha difícil manter (Norris) atrás, mas no final um pódio é um grande resultado", disse Verstappen, que não comentou a penalidade dos comissários aplicada ao seu rival.
"Não é uma decisão fácil", disse Norris sobre a resolução do incidente. Verstappen "também saiu da pista e se o fez significa que também ganhou vantagem, mas não sou eu que faço as regras".