Barça vence o Real no Bernabéu e arranca em vantagem na semifinal da Copa do Rei
Desorganização madrilenha e o castigo
Os primeiros minutos de mais um "El Clasico" foi marcado pelo domínio dos donos da casa. O Real Madrid controlava as principais ações do jogo e dava sinais de que poderia buscar a vitória diante de seu torcedor. Todavia, as coisas começaram a se inverter com o decorrer da etapa inicial. O nervosismo tomou conta do Real após um cartão amarelo dado pela arbitragem a Vinicius Júnior depois de disputa com De Jong, do Barcelona. O time madrilenho se desorganizou e Camavinga deu um presentaço ao rival em cobrança de lateral. A jogada foi finalizada com um gol contra de Militão em finalização de Kessié. A bola ainda bateu em Courtois e depois no zagueiro brasileiro antes de entrar aos 25 minutos da etapa inicial. O lance foi revisado pelo VAR e o gol foi confirmado.
Veja como foi Real Madrid 0 x 1 Barcelona
"Pressão" do Real
Com desfalques consideráveis em seu time, como as ausências de Lewandowski, Pedri e Dembélé, o Barcelona se viu pressionado pelo Real Madrid na etapa final. Aos 3 minutos, Vini Júnior já colocou Araújo para trabalhar, com uma travada providencial, evitando o gol de empate. Carlo Ancelotti resolveu aumentar a intensidade do time, mandando a campo o brasileiro Rodrygo e também a jovem estrela uruguaia Álvaro Rodríguez. Só que o time merengue estava limitado a cruzamentos para a área, facilmente combatidos pela defesa do Barcelona.
E deu Barça
Apesar de todas as tentativas, muitas vez pouco efetivas do Real Madrid na etapa final, o Barcelona sobreviveu no Santiago Bernabéu, levando a vantagem do empate para o jogo da volta, no Camp Nou. Um grande esforço coletivo do time catalão, que se segurou como podia frente a um Real que terminou o jogo com a pressão de Vini Jr., Rodrygo, Benzema, Álvaro Rodríguez e até mesmo Rüdiger, que se mandou para frente na tentativa de marcar um gol salvador. Só que ele não veio e a vitória terminou mesmo nas mãos do Barcelona. Os donos da casa tiveram 13 tentativas de gol no confronto, mas nenhuma foi efetivamente uma finalização, com seis chutes para fora e outros sete arremates bloqueados.
Como fica?
O"El Clasico" decisivo para saber quem avança à decisão da Copa do Rei acontecerá apenas em abril, no dia 5, quarta-feira, quando o Barcelona receberá o Real Madrid, às 17h (de Brasília), no Camp Nou. O Real terá que correr atrás da vitória, enquanto o Barcelona jogara pelo empate.