Barcelona bate Valencia com gol de Raphinha e segue disparado em LaLiga
A quarta vitória seguida em casa pelo Campeonato Espanhol deixa o Barcelona com uma folga momentânea de 10 pontos na liderança. O vice-líder Real Madrid ainda joga na rodada, em visita ao Betis.
Confira a classificação atualizada de LaLiga
O Barça buscou uma rápida reação após a surpreendente derrota para o Almería na semana passada. Mesmo com vários desfalques importantes, como Pedri, Dembélé e Lewandowski, a equipe bateu o Real Madrid no Santiago Bernabéu, pela Copa do Rei, e reencontrou a vitória em LaLiga — com um desfalque a mais, de Gavi, suspenso.
Já o Valencia segue em situação desesperadora. Os Morcegos terminarão mais uma rodada no Z3, em penúltimo lugar, a dois pontos do primeiro time fora da zona (Sevilla). O único rebaixamento da história do clube ocorreu em 1985/86, há 37 anos.
Raphinha decide
Ausente na primeira convocação da Seleção após a Copa do Mundo, Raphinha vem ganhando espaço no Barcelona após a lesão de Dembélé. O brasileiro foi titular em sete dos últimos nove jogos, e chegou a quatro gols no período — além de duas assistências. O camisa 22 decidiu a partida aos 15 minutos do primeiro tempo, de cabeça, em grande lançamento de Sergio Busquets.
Apesar de estarem em situações opostas na tabela, Barça e Valencia fizeram um primeiro tempo equilibrado no Camp Nou. Os visitantes falharam na conclusão das jogadas, mas chegaram com perigo em algumas ocasiões. O time blaugrana foi levemente superior e conseguiu a vantagem.
Pênalti perdido e expulsão
O Barcelona voltou bem para o segundo tempo e chegou muito perto de ampliar a vantagem. Aos oito minutos, o juiz marcou pênalti em chute de Koundé que pegou no braço de Guillamón. Ferran Torres, porém, bateu muito mal e errou o alvo, à direita do gol. Na sequência, Ansu Fati carimbou a trave.
Logo depois, uma trapalhada da defesa obrigou o Barça a mudar totalmente sua postura. Koundé recuou mal de cabeça e Ronald Araújo fez a falta para evitar que Hugo Duro ficasse cara a cara com o goleiro. O uruguaio foi expulso direto e deixou os culés com um a menos.
A desvantagem numérica deixou o Camp Nou apreensivo, mas o Barcelona soube proteger sua área muito bem. Xavi Hernández baixou as linhas e a equipe defendeu o resultado com segurança. A única boa chance do Valencia veio com Fran Pérez, que desviou cruzamento de Samuel Lino para fora.