Barcelona vence Real Madrid no fim e coloca a mão na taça de LaLiga
Na etapa inicial, Sergi Roberto começou a reação blaugrana após Ronald Araújo fazer gol contra. O resultado diante do maior rival também encerrou um incômodo jejum para o Barcelona: não vencia El Clásico no Camp Nou desde outubro de 2018, com duas derrotas e dois empates. No cômputo geral, esta foi a terceira vitória consecutiva contra o Real.
Confira a classificação atualizada de LaLiga
Com a chance de título no Campeonato Espanhol praticamente inexistente, o Real Madrid volta suas atenções para a Liga dos Campeões e a Copa do Rei. No mata-mata doméstico, será preciso reverter desvantagem contra o próprio Barça, em 5 de abril, também no Camp Nou.
Devido à Data FIFA, Barça e Real só voltarão a campo daqui a duas semanas. O líder visita o Elche em 1º de abril e o segundo colocado recebe o Valladolid no dia seguinte.
Papéis invertidos
No clássico de 17 dias atrás, na Copa do Rei, o Barcelona adotou postura defensiva e se beneficiou de um gol contra. Neste domingo, o Real Madrid aguentou a pressão do rival e também ganhou um gol de presente. Vinícius Júnior fez boa jogada dentro da área e cruzou; a bola desviou na cabeça de Ronald Araújo e entrou.
Ao contrário do Barça, porém, o Real se mostrou muito menos seguro na defesa. O gol blaugrana só demorou a sair porque Courtois fez ao menos três boas defesas. O merecido empate veio no último lance antes do intervalo, quando Sergi Roberto ficou com a sobra de um bate-rebate e acertou o canto do goleiro belga.
Real melhora, mas Kessié decide
Como o empate pouco interessava, o Real Madrid se tornou mais ofensivo e equilibrou o jogo no segundo tempo. O time se tornou ainda mais perigoso depois da entrada de Rodrygo no lugar de Kroos, aos 17 minutos. Os merengues chegaram a marcar com Asensio, aos 36, mas o espanhol estava impedido.
Em reta final muito aberta, o Real parecia mais perto da vitória. Mas foi o Barça que chegou lá. Em escapada de Balde pela esquerda, Kessié recebeu cruzamento rasteiro na área e marcou o gol com gostinho de título.
Vini Jr. x Ronald Araújo
Conforme previsto, o brasileiro e o uruguaio protagonizaram o grande duelo individual de El Clásico. Deslocado para a lateral direita para acompanhar Vinícius Júnior de perto, Araújo sofreu bastante no começo. Além de ter feito gol contra em jogada do atacante, o defensor teve dificuldades contra os dribles e a velocidade de Vini.
O brasileiro, porém, caiu de rendimento ao longo da partida, e viu o oponente levar a melhor na maioria dos lances. Vini Jr. seguiu como o jogador merengue mais acionado no segundo tempo, mas pecou na conclusão de suas arrancadas.