Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Barcelona vence Real Madrid no fim e coloca a mão na taça de LaLiga

Guilherme Bianchini
Kessié decidiu El Clásico nos acréscimos
Kessié decidiu El Clásico nos acréscimosAFP
O Barcelona bateu o Real Madrid de virada por 2 a 1, neste domingo (19), no Camp Nou, e abriu 12 pontos de vantagem na liderança de LaLiga. O triunfo no clássico deixa os catalães muito próximos do título, com 12 rodadas restantes. Kessié marcou o gol da vitória aos 47 minutos do segundo tempo.

Na etapa inicial, Sergi Roberto começou a reação blaugrana após Ronald Araújo fazer gol contra. O resultado diante do maior rival também encerrou um incômodo jejum para o Barcelona: não vencia El Clásico no Camp Nou desde outubro de 2018, com duas derrotas e dois empates. No cômputo geral, esta foi a terceira vitória consecutiva contra o Real.

Confira a classificação atualizada de LaLiga

Com a chance de título no Campeonato Espanhol praticamente inexistente, o Real Madrid volta suas atenções para a Liga dos Campeões e a Copa do Rei. No mata-mata doméstico, será preciso reverter desvantagem contra o próprio Barça, em 5 de abril, também no Camp Nou.

Devido à Data FIFA, Barça e Real só voltarão a campo daqui a duas semanas. O líder visita o Elche em 1º de abril e o segundo colocado recebe o Valladolid no dia seguinte.

As estatísticas da vitória do Barça no clássico
As estatísticas da vitória do Barça no clássicoOpta by Stats Perform

Papéis invertidos

No clássico de 17 dias atrás, na Copa do Rei, o Barcelona adotou postura defensiva e se beneficiou de um gol contra. Neste domingo, o Real Madrid aguentou a pressão do rival e também ganhou um gol de presente. Vinícius Júnior fez boa jogada dentro da área e cruzou; a bola desviou na cabeça de Ronald Araújo e entrou.

Ao contrário do Barça, porém, o Real se mostrou muito menos seguro na defesa. O gol blaugrana só demorou a sair porque Courtois fez ao menos três boas defesas. O merecido empate veio no último lance antes do intervalo, quando Sergi Roberto ficou com a sobra de um bate-rebate e acertou o canto do goleiro belga.

Sergi Roberto deixou tudo igual no último lance da primeira etapa
Sergi Roberto deixou tudo igual no último lance da primeira etapaAFP

Real melhora, mas Kessié decide

Como o empate pouco interessava, o Real Madrid se tornou mais ofensivo e equilibrou o jogo no segundo tempo. O time se tornou ainda mais perigoso depois da entrada de Rodrygo no lugar de Kroos, aos 17 minutos. Os merengues chegaram a marcar com Asensio, aos 36, mas o espanhol estava impedido.

Em reta final muito aberta, o Real parecia mais perto da vitória. Mas foi o Barça que chegou lá. Em escapada de Balde pela esquerda, Kessié recebeu cruzamento rasteiro na área e marcou o gol com gostinho de título.

Vini Jr. x Ronald Araújo

Conforme previsto, o brasileiro e o uruguaio protagonizaram o grande duelo individual de El Clásico. Deslocado para a lateral direita para acompanhar Vinícius Júnior de perto, Araújo sofreu bastante no começo. Além de ter feito gol contra em jogada do atacante, o defensor teve dificuldades contra os dribles e a velocidade de Vini.

O brasileiro, porém, caiu de rendimento ao longo da partida, e viu o oponente levar a melhor na maioria dos lances. Vini Jr. seguiu como o jogador merengue mais acionado no segundo tempo, mas pecou na conclusão de suas arrancadas.

Vini e Araújo voltaram a travar bom duelo em El Clásico
Vini e Araújo voltaram a travar bom duelo em El ClásicoAFP