Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Basquete do Real Madrid pode perder dois títulos após jogador receber mandado de prisão

Marcus Slaughter em ação em 2015
Marcus Slaughter em ação em 2015DANI POZO / AFP
De acordo com a emissora RAC 1, foi emitido um mandado de prisão para o jogador de basquete Marcus Slaughter, ex-Real Madrid, por seu envolvimento em um caso de passaporte falso.

Durante sua passagem pelo Real Madrid, em 2015, Marcus Slaughter esteve envolvido em um caso de falsificação de passaporte que o obrigou a deixar a liga espanhola. Agora, de acordo com a emissora, os tribunais emitiram um mandado de prisão para tentar determinar sua responsabilidade.

Se for condenado, o time merengue poderá perder os títulos da La Liga Endesa e da Copa do Rei conquistados em 2015. Tudo porque, naquele ano, tanto o americano quanto Andy Panko, então jogador do Baloncesto Fuenlabrada, obtiveram dois passaportes da Guiné Equatorial para jogar sem ocupar a vaga de um jogador estrangeiro. 

Acontece que esses passaportes, emitidos rapidamente no consulado africano em Las Palmas, teriam sido falsos. Panko nunca usou o documento, mas Slaughter jogou 13 partidas da temporada regular com o seu. 

A FEB, em seu Regulamento Disciplinar, explica no artigo 43, que o alinhamento inadequado será sancionado com a perda do jogo. De acordo com essas regras, o Real Madrid não poderia ganhar nem a Copa nem a Liga.

Os regulamentos da ACB não são públicos, embora haja um precedente. Em 1990, o Obradoiro denunciou uma escalação indevida no playoff de promoção e a Suprema Corte decidiu, mais de 15 anos depois e citando os Regulamentos Disciplinares da FEB, que o clube galego tinha o direito de jogar na Primeira Divisão.

O Barcelona, vice-campeão tanto da Liga quanto da Copa em 2015, aproveita a reativação do caso para aparecer como parte da acusação, já que, se a decisão declarar Slaughter culpado, os dois títulos iriam para o clube catalão