Basquete: Seleção é convocada para o Pan-Americano com apenas um da Copa
A maioria dos atletas convocados por Gustavo De Conti atuam no basquete brasileiro. Os Jogos Pan-Americanos não são realizados em uma "Data FIBA". Dos nomes, um esteve recentemente na disputa da Copa do Mundo, o ala-pivô Lucas Dias, do SESI Franca. A equipe verde e amarela acabou eliminada na segunda fase do Mundial.
É o retorno da Seleção Brasileira de basquete masculino aos Jogos Pan-Americanos depois da ausência em Lima-2019. O Brasil é a segunda seleção com mais medalhas em Pan-Americanos, com 14. À frente estão os Estados Unidos, com 15.
Enquanto o Brasil faturou seis medalhas de ouro na disputa, a última em Toronto-2015, os Estados Unidos já conquistaram o torneio pan-americano de basquete masculino em oito oportunidades. A última aconteceu há bastante tempo, em 1983, em Caracas, na Venezuela.
Os norte-americanos estão fora da disputa deste ano. Mas a competição conta com a atual campeã, a Argentina, que já não possui chances de disputar os Jogos Olímpicos de Paris no próximo ano.
Além de Brasil e Argentina, estão República Dominicana, México, Porto Rico, Panamá, Chile e Venezuela. O sorteio das chaves acontece no dia 22 de setembro.
Veja a convocação para os Jogos Pan-Americanos Chile 2023:
Armadores
Elinho - Corinthians
Scott Machado - Flamengo
Felipe Ruivo - Pinheiros
Alas/Armadores
Reynan - Overtime-EUA
Didi Louzada - Flamengo
Alas
Gui Deodato - Flamengo
Danilo Fuzaro - Minas
Alas/Pivôs
Lucas Dias - SESI Franca
Gabriel Jaú - Flamengo
Wesley Castro - SESI Franca
Pivôs
Márcio Henrique - SESI Franca
Maique Oliveira - Flamengo
Técnico
Gustavo De Conti
Assistente técnico
Helinho Garcia