Brasil perde para a Espanha e terá decisão na Copa do Mundo de Basquete
Este foi o nono encontro entre as duas seleções em Mundiais, com a oitava derrota brasileira para os espanhóis. A única vitória ocorreu no Mundial de 1986. O Brasil é o país que a Espanha mais venceu em Mundiais.
Veja a classificação dos grupos da Copa do Mundo de Basquete
A Seleção Brasileira volta à quadra na próxima quarta-feira (30), às 6h45 (horário de Brasília), para decidir sua vida contra a Costa do Marfim. Uma vitória coloca o Brasil na próxima fase junto com a Espanha, já classificada. Os espanhóis fecham a 1ª fase contra o Irã, também na quarta.
Brasil começa bem
Contra uma das favoritas ao título, o Brasil conseguiu ficar à frente no duelo até o fim do primeiro quarto, quando terminou vencendo por 22 a 21. Usando muito o garrafão com Bruno Caboclo, os brasileiros foram pacientes para girar a bola e encontrar o melhor posicionado para o arremesso. O pivô brasileiro foi o cestinha do jogo, com 15 pontos, ao lado do espanhol Santiago Aldama.
Veja como foi Brasil 78 x 96 Espanha
Na segunda parcial, a Espanha aumentou o ritmo e venceu por 29 a 20, levando para o intervalo a vantagem de 50 a 42. Além da queda defensiva do Brasil, no ataque a insistência com as bolas de três cobrou um preço alto. O time brasileiro teve apenas 22% de aproveitamento do perímetro, com seis acertos em 27 tentativas.
Espanha se impõe no 2º tempo
Sempre atrás no placar desde o 2º quarto, o Brasil manteve a Espanha a uma distância de menos de 10 pontos durante quase todo o tempo. No fim do 3º, após ótima bola de três pontos de Léo Meindl no estouro do cronômetro, a vantagem foi reduzida para apenas cinco pontos.
Porém, a esperança logo se foi com uma grande imposição espanhola. Sobretudo pelas grandes atuações de Santiago Aldama (15 pontos, 4 rebotes e 2 assistências) e Juan Núñez (13 pontos, 7 assistências e 5 rebotes). Com um certo desânimo brasileiro, a distância aumentou e terminou em 18 pontos no fim do jogo.