Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasil perde para a Espanha e terá decisão na Copa do Mundo de Basquete

Mateus Figueiredo
O Brasil não resistiu ao poderio dos atuais campeões mundiais e europeus
O Brasil não resistiu ao poderio dos atuais campeões mundiais e europeusProfimedia
O Brasil perdeu para a Espanha por 96 a 78, nesta segunda-feira (28), pela 2ª rodada da Copa do Mundo de Basquete Masculino, em Jacarta, na Indonésia. A derrota esperada para os atuais campeões mundiais deixa a Seleção contra a parede na última partida da 1ª fase: precisará bater a Costa do Marfim para avançar.

Este foi o nono encontro entre as duas seleções em Mundiais, com a oitava derrota brasileira para os espanhóis. A única vitória ocorreu no Mundial de 1986. O Brasil é o país que a Espanha mais venceu em Mundiais.

Veja a classificação dos grupos da Copa do Mundo de Basquete

A Seleção Brasileira volta à quadra na próxima quarta-feira (30), às 6h45 (horário de Brasília), para decidir sua vida contra a Costa do Marfim. Uma vitória coloca o Brasil na próxima fase junto com a Espanha, já classificada. Os espanhóis fecham a 1ª fase contra o Irã, também na quarta.

Brasil começa bem

Contra uma das favoritas ao título, o Brasil conseguiu ficar à frente no duelo até o fim do primeiro quarto, quando terminou vencendo por 22 a 21. Usando muito o garrafão com Bruno Caboclo, os brasileiros foram pacientes para girar a bola e encontrar o melhor posicionado para o arremesso. O pivô brasileiro foi o cestinha do jogo, com 15 pontos, ao lado do espanhol Santiago Aldama.

Veja como foi Brasil 78 x 96 Espanha

Na segunda parcial, a Espanha aumentou o ritmo e venceu por 29 a 20, levando para o intervalo a vantagem de 50 a 42. Além da queda defensiva do Brasil, no ataque a insistência com as bolas de três cobrou um preço alto. O time brasileiro teve apenas 22% de aproveitamento do perímetro, com seis acertos em 27 tentativas.

As estatísticas de Brasil 78x96 Espanha
As estatísticas de Brasil 78x96 EspanhaFlashscore

Espanha se impõe no 2º tempo

Sempre atrás no placar desde o 2º quarto, o Brasil manteve a Espanha a uma distância de menos de 10 pontos durante quase todo o tempo. No fim do 3º, após ótima bola de três pontos de Léo Meindl no estouro do cronômetro, a vantagem foi reduzida para apenas cinco pontos.

Porém, a esperança logo se foi com uma grande imposição espanhola. Sobretudo pelas grandes atuações de Santiago Aldama (15 pontos, 4 rebotes e 2 assistências) e Juan Núñez (13 pontos, 7 assistências e 5 rebotes). Com um certo desânimo brasileiro, a distância aumentou e terminou em 18 pontos no fim do jogo. 

Santiago Aldama foi cestinha do jogo ao lado de Bruno Caboclo
Santiago Aldama foi cestinha do jogo ao lado de Bruno CabocloProfimedia