Confira resumo do 5° dia da Copa do Mundo de Basquete
Nos três jogos disputados, o Canadá venceu com vantagem superior a 25 pontos em todos eles. Contra a França, foram 30 de vantagem. O principal destaque individual é Shai Gilgeous-Alexander, armador do Oklahoma City Thunder, e responsável por 66 pontos nesta 1ª fase.
Veja a classificação dos grupos da Copa do Mundo de Basquete
No duelo desta terça, contra a Letônia, ele fez 27 pontos e foi o cestinha do jogo. R.J. Barrett foi o segundo maior pontuador e somou outros 22 pontos. Os canadenses e os letões avançaram e podem estar no caminho do Brasil na próxima fase, caso a nossa Seleção vença a Costa do Marfim nesta quarta-feira (30).
No outro jogo do Grupo H, a França venceu o Líbano por 85 a 79. Fora da disputa pelo título, os franceses agora brigarão por, no máximo, a 17ª colocação.
Austrália elimina donos da casa
Austrália e Japão fizeram uma "final" nesta terça pela segunda vaga do Grupo E, liderado pela Alemanha. Na batalha disputada em Okinawa, sul do Japão, os australianos confirmaram o favoritismo e venceram por 109 a 89. Josh Giddey, do Oklahoma City Thunder, foi o cestinha da Austrália com 26 pontos.
Alemanha e Austrália avançam e deixam um dos anfitriões, Japão, pelo caminho. As duas seleções vão para o Grupo K e enfrentarão os dois melhores que virão do Grupo F, formado por Eslovênia, Geórgia, Cabo Verde e Venezuela. Todas as seleções ainda têm chances de classificação.
Lituânia bate Montenegro e segue 100%
Os lituanos encerraram uma 1ª fase consistente ao bater Montenegro por 91 a 71 e avançou para a próxima fase da Copa do Mundo. Nas três partidas disputadas, a Lituânia venceu com mais de 20 pontos de diferença. Montenegro, mesmo com a derrota, ficou com a segunda vaga no Grupo D.
No outro jogo da chave, o Egito venceu o México por 100 a 72 em duelo de dois já eliminados. Lituânia e Montenegro agora têm um duro adversário e vão para o grupo dos Estados Unidos na próxima fase.
República Dominicana domina Grupo A
A República Dominicana de Karl-Anthony Towns se manteve 100% ao vencer a Angola por 75 a 67 e passou para a próxima fase com a liderança do Grupo A. Depois de bater as Filipinas e a Itália, os dominicanos passaram com tranquilidade pelos africanos.
República Dominicana e Itália, classificados da chave, agora enfrentam os classificados do Grupo B, formado por Sérvia, Porto Rico, Sudão do Sul e China. Nenhuma das quatro equipes está garantida na próxima fase.