De Jokic a Antetokounmpo: Veja as principais ausências da Copa do Mundo de Basquete
Na edição deste ano, no entanto, desfalques importantes atingiram em cheio a expectativa da FIBA, que almeja elevar sua competição a uma das mais importantes do calendário do basquete internacional.
Confira a tabela da Copa do Mundo de Basquete no Flashscore
O Flashscore lista algumas das principais ausências.
Nikola Jokic
Eleito MVP das últimas finais da NBA e responsável por levar o Denver Nuggets à sua primeira conquista na liga norte-americana, o sérvio Nikola Jokic solicitou que não fosse convocado pela seleção de seu país para a Copa do Mundo de Basquete.
Jokic, o melhor jogador do mundo na atualidade, alegou cansaço após a intensa disputa dos Playoffs e finais da NBA. Ele foi medalhista de prata com a seleção sérvia no Rio 2016. Na última edição da Copa do Mundo de Basquete, em 2019, Jokic e a Sérvia terminaram na quinta posição.
Jamal Murray
O canadense Jamal Murray chegou a participar de toda a preparação da seleção de seu país para a Copa e foi anunciado na lista de convocados. O jogador, no entanto, acabou pedindo dispensa na reta final ao apontar que não estava 100% fisicamente para a disputa.
Mesmo sem nenhum comunicado oficial de lesão, o campeão da NBA com o Denver Nuggets, ao que tudo indica, quis se prevenir em relação a uma lesão no joelho que o tirou de toda uma temporada na liga norte-americana. Além disso, Murray vinha exausto da disputa dos Playoffs e finais da NBA.
Victor Wembanyama
Victor Wembanyama, escolha número 1 do draft da NBA, também preferiu se ausentar da disputa pela França para focar na preparação para a nova temporada da NBA. Ele é a grande esperança do San Antonio Spurs para retornar aos tempos de glória na liga norte-americana.
Ricky Rubio
Ricky Rubio, um dos destaques da seleção espanhola nos últimos anos, decidiu dar uma pausa na carreira. A prioridade de Rubio neste momento é cuidar da sua saúde mental.
Giannis Antetokounmpo
Giannis Antetokounmpo decidiu não disputar a Copa do Mundo de Basquete após passar por uma cirurgia no joelho esquerdo. Ele vem focando em sua reabilitação e lamentou sua ausência na seleção grega.
Domantas Sabonis
O lituano Domantas Sabonis, astro do Sacramento Kings, foi submetido a uma cirurgia no dedão da mão direita. Sem tempo hábil para se recuperar, o jogador optou por não defender a Lituânia no Mundial.
Danilo Gallinari
Um dos grandes nomes da seleção italiana, Gallinari se ausentou por toda a temporada 2022/2023 da NBA após romper o ligamento cruzado anterior justamente em ação pelo combinado de seu país. Ele vem se reabilitando e, portanto, seu foco está longe da seleção local neste momento.
Ben Simmons
Sem jogar pela seleção australiana desde 2013, Ben Simmons, do Brooklyn Nets, também confirmou sua ausência na Copa deste ano devido à recuperação de uma lesão persistente nas costas.
Rui Hachimura
O astro do basquete japonês anunciou sua ausência da Copa para focar em seu futuro na NBA e também priorizar a recuperação física após a desgastante temporada. Hachimura acabou firmando a extensão de seu contrato com o Los Angeles Lakers após boa aparição na segunda metade da temporada e nos Playoffs.
Kristaps Porzingis
Em sua primeira aparição em Copas do Mundo, a Letônia não poderá contar com Porzingis. O jogador vem sofrendo com uma persistente fascite plantar. Nesta intertemporada de NBA, a opção do atleta será pela reabilitação.
Outras ausências confirmadas:
Goran Dragic (Eslovênia)
Vlatko Cancar (Eslovênia)
José Alvarado (Porto Rico)
Maxi Kleber (Alemanha)
Lorenzo Brown (Espanha)
Vasilije Micic (Sérvia)
Nemanja Nedovic (Sérvia)
Aleksej Pokusevski (Sérvia)
Nemanja Bjelica (Sérvia)
Boban Marjanovic (Sérvia)
Vladimir Lucic (Sérvia)
Nikola Kalinic (Sérvia)
Kostas Sloukas (Grécia)
Tyler Dorsey (Grécia)
Nick Calathes (Grécia)
Juan Toscano-Anderson (México)
Frank Ntilikina (França)
Rodrigue Beaubois (França)
Killian Hayes (França)
Darius Thompson (Itália)
Nico Mannion (Itália)
Andrew Wiggins (Canadá)
Bennedict Mathurin (Canadá)
Shaedon Sharpe (Canadá)
Cory Joseph (Canadá)
Trey Lyles (Canadá)
Steven Adams (Nova Zelândia)
Marius Grigonis (Lituânia)
Chris Duarte (República Dominicana)
Al Horford (República Dominica)