Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dia 1 da Copa do Mundo de Basquete: Canadá amassa a França e favoritos cumprem seu papel

Josias Pereira
Canadá brilhou sob o comando de Shai Gilgeous-Alexander
Canadá brilhou sob o comando de Shai Gilgeous-AlexanderProfimedia
No grande jogo da rodada inaugural da Copa do Mundo de Basquete, a seleção canadense dominou a França, estabelecendo um placar totalmente inesperado: uma vitória por 95 a 65, com 30 pontos de frente para uma das equipes cotadas à conquista do título. A partida foi disputada em Jacarta, na Indonésia, e foi válida pelo grupo H.

O grande nome do Canadá na partida foi Shai Gilgeous-Alexander, astro do Oklahoma City Thunder, com 27 pontos, 13 rebotes e seis assistências.

Veja como foi Canadá 95 x 65 França

Após um primeiro tempo complicado, onde chegou a ficar zerado durante boa parte da disputa, o jogador se impôs no confronto.

Ele liderou o Canadá em um segundo tempo impecável, limitando a seleção francesa, que anotou apenas oito pontos no terceiro período. Os canadenses ainda contaram com Olynyk inspirado, contribuindo com 18 pontos, além de Dillon Brooks e Nickell Alexander-Walker, ambos com 12 pontos. 

Evan Fournier foi o destaque pelo lado da França, com 21 pontos, enquando Rudy Gobert, astro da NBA, desapontou com apenas oito pontos e nove rebotes. 

O resultado já é preocupante para a França, que viu a Letônia, mais cedo, atropelar o Líbano por 109 a 70, também em Jacarta, com show de Dairis Bertans, autor de 20 pontos no confronto.

Debutantes em Copas do Mundo, os letões ocupam a vice-liderança da chave H, a que vai cruzar com o grupo do Brasil na segunda fase, e podem até mesmo tirar a França do Mundial em caso de uma vitória no duelo direto. 

Favoritos fizeram o que era esperado

O primeiro dia de jogos na Copa do Mundo de Basquete trouxe resultados esperados. Em Manila, nas Filipinas, pelo grupo A, a Itália não teve dificuldades para vencer Angola por 81 a 67, com 19 pontos e cinco rebotes de Simone Fontecchio

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Austrália passou por cima da Finlândia, vencendo por 98 a 72, em Okinawa, no Japão, em jogo válido pelo Grupo E. O veterano Patty Mills anotou 25 pontos, oito rebotes e duas assistências na vitória. 

Pelo grupo D, em Manila, nas Filipinas, Montenegro bateu o México por 91 a 71 e teve como principal destaque Nikola Vucevic, dono de um duplo-duplo: 27 pontos e 10 rebotes. 

Jogando diante de sua torcida, em Okinawa, o Japão não foi páreo para a Alemanha, sendo derrotado por 81 a 63, em jogo válido pelo grupo E. Moritz Wagner liderou os alemães, com 25 pontos e nove rebotes. 

Sem chances para qualquer tipo de zebra, a Lituânia venceu o Egito por 93 a 67, em Manila, nas Filipinas, pelo Grupo D. Margiris Normantas foi o cestinha da Lituânia na partida, com 18 pontos. 

Filipinos quebram recorde, mas a festa é dominicana

A República Dominicana enfrentou um jogo duríssimo contra as Filipinas, em Manila, mas acabou garantindo a vitória por 87 a 81, jogando por terra o frisson da torcida local. A partida registrou o maior público da história de uma Copa do Mundo da FIBA, com a presença de 38.115 torcedores. 

Karl-Anthony Towns foi um dos destaques da República Domicana no duelo, anotando 26 pontos. Andrés Feliz foi o outro "cara do jogo" para a seleção caribenha, com 12 pontos, seis rebotes e oito assistências. Pelo lado filipino, Jordan Clarkson terminou a partida como o cestinha do confronto, com 28 pontos. 

Confira a tabela da Copa do Mundo de Basquete no Flashscore