Dia 2 da Copa do Mundo de Basquete: Brasil perde Raulzinho, EUA vencem e Doncic doutrina
Todos os jogadores brasileiros anotaram pontos no confronto. Além de Caboclo, Yago contribuiu com 14 pontos e seis assistências. Tim Soares e Vitor Benite, com 13 e 12 pontos, respectivamente, completaram a lista de maiores pontuadores da equipe comandada pelo técnico Gustavo De Conti.
Veja como foi Brasil 100 x 59 Irã
Poderia ter sido a estreia dos sonhos, mas a Seleção Brasileira sofreu uma dura perda logo no primeiro jogo da Copa do Mundo de Basquete. O armador Raulzinho sofreu uma ruptura do tendão patelar do joelho direito no terceiro período do confronto.
Ele sofreu uma queda, foi atendido de imediato e precisou deixar a quadra, sendo conduzido a um hospital. Exames detalhados confirmaram a gravidade da lesão. Ele está fora do Mundial.
O torneio representava seu retorno à Seleção depois de um período de ausência, especialmente devido às movimentações do mercado da NBA. Raulzinho hoje defende o Fenerbahçe, da Turquia.
Estados Unidos iniciam jornada com vitória
Sempre cotados como candidatos ao título, os Estados Unidos venceram a Nova Zelândia por 99 a 72, em Manila, nas Filipinas, pelo Grupo C. No primeiro quarto de partida, os norte-americanos chegaram a ficar atrás no placar em alguns momentos e terminaram a parcial à frente por apenas um ponto (19 a 18).
O time comandado por Steve Kerr foi, aos poucos, se equilibrando no confronto e conseguiu abrir frente, caminhando no segundo tempo para uma vitória tranquila e com boa margem sobre os neozelandeses.
Paolo Banchero foi o destaque dos Estados Unidos, com 21 pontos e quatro rebotes. Anthony Edwards também se destacou no confronto, com 14 pontos e sete rebotes. Austin Reaves teve partida notável, com 12 pontos, seis assistências e dois rebotes.
Doncic doutrina a Venezuela
A atuação mais estelar do dia foi, sem dúvidas, de Luka Doncic. O astro do Dallas Mavericks confirmou porque é uma das faces da Copa do Mundo de Basquete e liderou a vitória da Eslovênia sobre a Venezuela por 100 a 85, em Okinawa, no Japão, pelo Grupo F.
Doncic anotou 37 pontos na partida, distribuindo ainda seis assistências e capturando sete rebotes. A presença do astro foi fundamental para Eslovênia, que chegou a perder o primeiro quarto por 33 a 31.
Mas os eslovenos voltaram para o segundo tempo de jogo prontos para decidirem a "parada", vencendo a parcial por 22 a 12. Mesmo que a Venezuela tenha endurecido o confronto no quarto final, ficou difícil reverter o resultado.
Porto Rico sobrevive em batalha contra o valente Sudão do Sul
O melhor jogo do dia foi a batalha entre o estreante Sudão do Sul contra Porto Rico. A equipe africana vinha de um 8-0 em seus últimos jogos oficiais em competições FIBA e deu um "calor" danado nos portorriquenhos.
Mas depois de liderar durante todo o primeiro tempo, o Sudão do Sul caiu de rendimento nos quartos finais, permitiu que Porto Rico se recuperasse e a partida acabou sendo decidida na prorrogação.
No fim, a vitória acabou com Porto Rico, que superou o valente debutante em Mundiais por 101 a 96, em Quezon, nas Filipinas, pelo grupo B.
O destaque da partida foi Carlik Jones, do Sudão do Sul. O MVP da última temporada da G League e que pertence ao Chicago Bulls anotou um duplo-duplo: 35 pontos e 11 assistências. Pelo lado de Porto Rico, Stephen Jackson Jr. foi o cestinha, com 21 pontos e 13 rebotes.
Demais jogos
A Geórgia fez o que se esperava e superou Cabo Verde por 85 a 60, em Okinawa, no Japão, pelo Grupo F. Goga Bitadze foi o destaque da Geórgia, com 15 pontos e 11 rebotes.
Sem Giannis Antetokounmpo, a Grécia estreou na Copa do Mundo vencendo a Jordânia por 92 a 71, em Manila, nas Filipinas, pelo Grupo C. Giannoulis Larentzakis foi o cestinha grego, com 19 pontos. O maior pontuador do jogo foi Rondae Hollis Jefferson, da Jordânia, com 24.
A Sérvia, mesmo sem Jokic, não tomou conhecimento da China. Vitória por 105 a 63, em Quezon, nas Filipinas, pelo grupo B. Bogdan Bogdanovic foi o cara do jogo para a Sérvia, com 14 pontos.
A Espanha, atual campeã do mundo e próxima adversária do Brasil, venceu com facilidade a Costa do Marfim por 94 a 64. Willy Hernangomez foi o destaque espanhol, com 22 pontos e cinco rebotes.