Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dia 3 da Copa do Mundo de Basquete: França é eliminada, Schröder brilha e Canadá atropela

Josias Pereira
Nem mesmo os 27 pontos de Fournier impedimra a eliminação francesa
Nem mesmo os 27 pontos de Fournier impedimra a eliminação francesaAFP
A Letônia venceu a França por 88 a 86 neste domingo (27), em Jacarta, na Indonésia, pela segunda rodada do Grupo H. Com o resultado, os franceses registraram o segundo tropeço na competição e estão eliminados. A Letônia avança à segunda fase ao lado do Canadá.

Logo em sua primeira participação em Copas do Mundo, a Letônia fez história. Após vencer o Líbano com tranquilidade, a seleção letã foi buscar um triunfo no último minuto contra a poderosa França de Rudy Gobert e Nicolas Batum

Veja como foi França 86 x 88 Letônia

Era tudo ou nada para os franceses, que já tinham sido atropelados pelo Canadá na primeira rodada. Depois de passar praticamente o jogo todo atrás no marcador, a Letônia conseguiu, em uma falta cometida por Gobert, ir à linha de lance livre e assumir a dianteira. 

Evan Fournier foi o cestinha da partida, com 27 pontos. Mas nem mesmo a grande performance do francês impediu que a Letônia sorrisse no fim. O grande destaque letão foi Arturs Zagars, com 22 pontos. 

Com a classificação, a Letônia pode cruzar o caminho brasileiro na segunda fase. À Seleção verde e amarela basta buscar uma vitória nos próximos dois jogos que lhe restam, os desafios contra Espanha e Costa do Marfim. 

República Dominicana vence Itália e lidera Grupo A 

Com 24 pontos de Karl Anthony-Towns e outros 23 de Andrés Feliz, a República Dominicana venceu a Itália por 87 a 82, em Quezon, nas Filipinas, pela segunda rodada do grupo A. 

No principal jogo da chave, a República Dominicana mostrou sua força e praticamente cravou sua passagem à segunda fase. Na última rodada, eles terão pela frente Angola, enquanto a Itália vai buscar a classificação diante do time da casa, as Filipinas. 

Alemanha vence Austrália com show de Schröder

Pela primeira vez na história, a Alemanha venceu a Austrália em Copas do Mundo. Neste domingo (27), a seleção europeia superou o adversário da Oceania por 85 a 82, em Okinawa, no Japão, pela segunda rodada do Grupo E. 

Dennis Schröder se tornou o terceiro jogador neste Mundial a marcar 30 pontos ou mais em uma partida, ao lado de Carlik Jones, do Sudão do Sul, e Luka Doncic, da Eslovênia.

Além dos 30 pontos, Schröder contribuiu com oito assistências e quatro bolas recuperadas. A vitória alemã foi conquistada no fim do jogo e colocou a equipe na ponta da chave, com quatro pontos, um a mais que os australianos. 

Canadá atropela o Líbano e segue dominante

O Canadá não tomou conhecimento do Líbano, vencendo o adversário por 128 a 73 neste domingo (27), em Jacarta, na Indonésia, pela segunda rodada do Grupo H. O Canadá lidera sua chave, com quatro pontos. São duas vitórias em dois jogos. 

O cestinha do jogo foi R.J. Barrett, do New York Knicks, com 17 pontos. Kelly Olynyk anotou ainda 12 pontos, oito rebotes e cinco assistências.

Nesse confronto, o Canadá estabeleceu um novo recorde em Copas do Mundo da FIBA: foram 44 assistências, o maior número desde que o fundamento passou a ser registrado como estatística em 1994. 

Demais jogos 

Montenegro bateu o Egito por 89 a 74, em Manila, nas Filipinas, e chegou à sua segunda vitória no torneio. A seleção europeia lidera o grupo D ao lado da Lituânia, ambos com quatro pontos. Nikola Vucevic foi o cestinha de Montenegro, com 16 pontos e sete rebotes. 

Também pela chave D, a Lituânia não teve muita dificuldade para superar o México por 90 a 66. Com o resultado, os lituanos avançam à próxima fase ao lado de Montenegro, enquanto México e Egito ficam pelo caminho. 

Na última rodada da primeira fase, Lituânia e Montenegro vão disputar a liderança da chave. No jogo contra o México, em Manila, Jonas Valanciunas foi o cestinha, com 15 pontos. Mindaugas Kuzminskas anotou ainda 14 pontos, oito rebotes e quatro assistências. 

Uma das anfitriãs do torneio, as Filipinas deram adeus à chance de classificação. A equipe foi derrotada por Angola por 80 a 70, em Quezon. Jordan Clarkson, pela seleção filipina, marcou 21 pontos, sendo o cestinha do jogo. Do lado angolano, o destaque foi Gerson Gonçalves, com 17 pontos. 

Outro anfitrião teve sorte melhor. O Japão venceu a Finlândia por 98 a 88, em Okinawa, pelo grupo E. Foi a primeira vitória japonesa sobre uma seleção europeia na história das Copas. Joshua Hawkinson foi dominante para os donos da casa, com 28 pontos e 19 rebotes. 

A Finlândia foi eliminada da Copa do Mundo e o Japão, empatado em pontos com a Austrália (3), vai decidir a classificação na última rodada justamente contra o adversário da Oceania. 

Confira a classificação da Copa do Mundo de Basquete no Flashscore