Guia Flashscore: tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Mundo de Basquete
Esta será a 19ª Copa do Mundo de Basquete Masculino. O torneio é disputado desde 1950, quando a primeira edição do certame foi realizada em Buenos Aires, na Argentina.
Confira a tabela da Copa do Mundo de Basquete no Flashscore
A competição passou por mudanças significativas ao longo dos anos. Começou com 11 participantes em uma edição simbólica em 1950 e marcada por peculiaridades. Por conta de dissidências políticas, a Iugoslávia comunista se recusou a jogar contra a Itália fascista. Os Estados Unidos participaram do torneio com o time de funcionários da Chevrolet.
A competição passaria então a ser disputada de quatro em quatro anos. Pelo menos era a previsão inicial, até que o Chile atrasou suas obras em 1958 e só foi receber o torneio em 1959. A competição voltaria a ter uma quebra em sua sincronia de datas quando foi realizada em 1970 na Iugoslávia.
Uma mudança de rumo
Curiosamente, a partir de 2014, a competição passou a se chamar Copa do Mundo e não mais Mundial de Basquete, seguindo os passos de sucesso do futebol.
Só que a FIBA, federação internacional que rege a modalidade, fez mais uma quebra nas datas e estendeu o hiato de um torneio para o outro, com a edição seguinte sendo realizada apenas em 2019.
A modificação era estratégica. A FIBA não queria que a sua Copa acontecesse no mesmo ano do máximo torneio de seleções do futebol.
Mas, para que se aproximasse do futebol, a entidade mudou o número de participantes de 24 para 32 e ainda estabeleceu Eliminatórias para definir os classificados.
Acerte o seu horário
Com a competição sendo disputada no outro lado do mundo, o fã de basquete no Brasil terá que acordar cedo. Os jogos estão programados para acontecerem entre 5h e 10h30, no horário de Brasília.
Começando os trabalhos
Os dois primeiros jogos da Copa do Mundo de Basquete serão disputados nesta sexta-feira (25), às 5h (de Brasília).
A Finlândia encara a Austrália, atual medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. No mesmo horário, Angola inicia sua trajetória frente à Itália.
Onde assistir a Copa do Mundo de Basquete no Brasil
A Copa do Mundo de Basquete será transmitida no Brasil pelos canais ESPN e a plataforma de streaming Star+.
Eles querem o hexa
Os Estados Unidos querem recuperar o título mundial após uma vexatória participação na Copa de 2019, quando caíram nas quartas de final após serem eliminados pela França.
Diferentemente dos Jogos Olímpicos, a verdade é que os Estados Unidos nunca se preocuparam com tanto afinco em relação à Copa do Mundo da FIBA. Mesmo assim, o país é o maior campeão da competição, com cinco títulos.
Caso conquistem o hexacampeonato neste ano, os estadunidenses finalmente vão deixar para trás a extinta Iugoslávia e vão se isolar como maiores campeões mundiais.
Os favoritos
Existem quatro favoritos claros ao título. Os Estados Unidos chegam ao torneio talvez com seu time "C", mas é bom ficar de olhos bem abertos aos comandados por Steve Kerr, técnico multicampeão com o Golden State Warriors.
Os norte-americanos contam com alguns talentos da NBA em seu plantel, como Anthony Edwards, Austin Reaves, Brandon Ingram, Paolo Banchero, Jalen Brunson e cia., e já mostraram na preparação que um dos pontos positivos da equipe será o aspecto defensivo.
Seguido dos EUA, a Espanha aparece como forte concorrente. Mesmo com ausências de peças importantes, a seleção europeia é a atual campeã do torneio e quer defender seu título.
Logo depois vem a França que, mesmo sem o talento de Wembanyama, o número 1 do último draft da NBA, confia em Rudy Gobert e Guerschon Yabusele para buscar o caneco.
Por último, está a Austrália, medalhista de bronze em Tóquio, liderada pela experiência de Patty Mills, além da explosão de Josh Giddey.
As surpresas
O Canadá chega com muitos jogadores da NBA em seu plantel e tem tudo para pular de surpresa a um dos candidatos ao título. Dentre os convocados, estão as estrelas Shai Gilgeous-Alexander, Dillon Brooks, R.J. Barrett, Dwight Powell, Kelly Olynyk e Cory Joseph.
A Eslovênia, com o talento e liderança do astro Luka Doncic, é outra forte aposta na competição.
A Alemanha tem tudo para fazer uma grande Copa do Mundo. A equipe conta com os talentos dos irmãos Wagner, além de Daniel Theis e Dennis Schröder, todos com o pesado gatilho da NBA no DNA.
A outra seleção que merece destaque é o Sudão do Sul. Com uma corrida de 11V e 1D nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, o time africano tem como presidente de sua associação local o ex-jogador da NBA Luol Deng, um ícone nos Bulls.
O Sudão do Sul tem no time Wenyen Gabriel, que atuou em 68 jogos pelos Lakers na temporada passada da NBA, além de Carlik Jones, MVP da G League.
O Brasil na Copa do Mundo de Basquete
A Seleção Brasileira Masculina de Basquete é bicampeã mundial e participou de todas as edições do torneio. O time verde e amarelo conquistou os títulos em 1959 e 1963, além dos vices em 1954 e 1970.
Porém, a última vez que o Brasil subiu no pódio em um Mundial foi em 1978, justamente nas Filipinas. O basquete brasileiro ainda seria quarto colocado na Copa de 1986, em Madri, na Espanha.
Na última edição do torneio, em 2019, o Brasil avançou à segunda fase com vitórias sobre Grécia, Montenegro e Nova Zelândia, mas depois caiu para Estados Unidos e República Tcheca.
Neste ano, o time comandado pelo técnico Gustavo De Conti tenta escrever uma nova história em um grupo que conta com Irã, Espanha e Costa do Marfim.
Quando o Brasil estreia na Copa do Mundo de Basquete?
A Seleção joga contra o Irã no sábado (26), às 6h45 (de Brasília), em Jacarta, na Indonésia, pelo grupo G.
Os demais jogos do Brasil:
28 de agosto 10h30 - Brasil x Espanha
30 de agosto 6h45 - Brasil x Costa do Marfim
Para o Brasil, mais do que ir longe na competição, está também a possibilidade de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, após o basquete masculino nacional se ausentar da disputa na Olimpíada de Tóquio.
Regulamento
Serão oito grupos com quatro seleções cada. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a segunda-fase.
Na segunda fase, os 16 classificados são divididos em quatro grupos: chave I, formada por seleções dos grupos A e B; chave J, formada por seleções dos grupos C e D; chave K, formada por seleções dos grupos E e F; e chave L, formada por seleções dos grupos G (do Brasil) e H.
Os dois melhores colocados de cada grupo passam à fase de quartas de final.
O mata-mata
A partir das quartas, teremos o mata-mata, com o seguinte chaveamento:
I1 x J2 e K1 x L2 (em um lado da chave) e J1 x I2 e L1 x K2 (em outro lado).
Os vencedores se enfrentam nas semifinais. A grande final será no dia 10 de setembro, em Manila.
Vale vaga olímpica
A Copa do Mundo é classificatória para a Olimpíada de Paris 2024, distribuindo sete vagas, sendo duas para as Américas. Para ir direto para Paris sem passar pelo Pré-Olímpico, o Brasil precisa ser, ao menos, o segundo melhor do continente, em um torneio que tem também Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Porto Rico, México e República Dominicana.