Brasil perde para Camarões, mas se recupera de apagão e vai às semis do Pré-Olímpico
Com a vitória sobre o Brasil, Camarões também prossegue na disputa, desbancando Montenegro. A seleção africana vai enfrentar a Letônia, anfitriã do torneio, na outra semifinal.
O Brasil contava com três possibilidades para ir à fase decisiva do Pré-Olímpico em Riga: vencer ou ser derrotado por até sete pontos para classificar em primeiro da chave, ou ainda ser derrotado por sete até 14 pontos de diferença para passar na vice-liderança.
Foi suado, mas a derrota por três pontos foi suficiente para que o sonho brasileiro de ir a Paris seguisse vivo. Para chegar à Olimpíada, a Seleção precisa ser campeã do Pré-Olímpico. A decisão acontecerá neste domingo (7).
Lá e cá
O jogo começou equilibrado, com os dois times trocando pontuações. A Seleção Brasileira conseguiu se impor em determinado momento e abriu sete pontos de vantagem.
Confira a tabela completa do Pré-Olímpico no Flashscore
Mas a esperada superioridade verde e amarela, entretanto, acabou não se estabelecendo e os camaroneses, contando com boa participação de Jeremiah Hill, terminaram o primeiro período à frente por dois pontos: 29 a 27.
Apagão total
O segundo quarto da Seleção Brasileira foi tenebroso. A imposição física de Camarões chamou atenção, fazendo uma marcação 3-2 em Bruno Caboclo, principal destaque na vitória contra Montenegro, e em outros importantes nomes brasileiros, como Marcelinho Huertas.
Veja detalhes de Camarões x Brasil
Os jogadores do Brasil estavam nitidamente nervosos e os ataques tornaram-se totalmente improdutivos. Nada estava dando certo para a Seleção, enquanto tudo caía do lado de Camarões.
Jeremiah Hill finalizou o primeiro tempo de partida com 17 pontos e o time africano abriu a maior vantagem do confronto, com 24 pontos de frente. Para se ter ideia, os camaroneses obtiveram uma corrida de 23 a 0 sobre o Brasil.
Perdendo por 56 a 39 na saída para o intervalo, a Seleção Brasileira estava dando adeus ao sonho de classificação aos Jogos de Paris na primeira fase do Pré-Olímpico.
Recuperação na base da raça
O Brasil foi outro time no segundo tempo, aumentando sua intensidade defensiva e colocando Jeremiah Hill, destaque da etapa inicial, em apuros. Além disso, o principal chutador de três de Camarões, Paul Eboua, permaneceu boa parte dos quartos finais no banco.
Com Caboclo bem marcado e Marcelinho Huertas em um dia não muito inspirado, outros personsagens tiveram que chamar a responsabilidade no confronto, especialmente Leo Meindl, o cestinha brasileiro na partida com 19 pontos.
Quem também se destacou na etapa final foi Lucas Dias. O duas vezes MVP (jogador mais valioso) do NBB terminou o confronto com 16 pontos.
O Brasil pode não ter conseguido a vitória, mas pulverizou a diferença imposta pelos africanos e chegou a empatar o confronto. No fim, após tentativas frustradas da Seleção no ataque, Camarões assegurou o resultado, uma vitória por 77 a 74 que também favoreceu ao Brasil.