EUA vencem França e conquistam o ouro no basquete masculino pela 17ª vez
Apesar da proximidade no placar, os Estados Unidos fizeram um jogo controlado, com poucos sustos, mantendo uma diferença mínima e não titubeando quando uma certa pressão se estabelecia. No fim, um espetáculo de Stephen Curry, que matou o jogo com quatro bolas de três apoteóticas, marcando 12 dos últimos 16 pontos norte-americanos no confronto.
Saiba tudo sobre os Jogos Olímpicos no Flashscore
O camisa 4 finalizou o confronto com 24 pontos e cinco assistências. O cestinha do jogo foi o francês Victor Wembanyama, com 26 pontos.
Um título simbólico para LeBron James, o terceiro ouro da história do veterano jogador do Los Angeles Lakers e responsável por reunir as principais estrelas das NBA para a disputa olímpica.
O camisa 6 norte-americano também possui uma medalha de bronze, totalizando quatro subidas ao pódio no principal cenário do esporte mundial. Na grande decisão, LeBron atuou por mais de 32 minutos e marcou 14 pontos, com seis rebotes e 10 assistências.
Uma resposta
LeBron e seus companheiros levaram para o lado pessoal uma declaração do velocista e campeão olímpico nos 100m Noah Lyles de que os vencedores da NBA não são campeões mundiais, como é praxe citar nos esportes norte-americanos, inclusive nos banners afixados nas arenas das franquias da liga.
Além disso, pesou o desempenho abaixo dos Estados Unidos na última Copa do Mundo de basquete, quando os norte-americanos terminaram em quarto lugar.
Veja como foi França 87 x 98 EUA
Para sempre na história
Kevin Durant conquistou o quarto ouro olímpico de sua carreira, tornando-se o primeiro tetracampeão olímpico da história do basquete masculino.
Ele foi um dos líderes do Dream Team ao ouro nas três últimas Olimpíadas: Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020, além de ser peça-chave na conquista deste ano. Durant ainda é o maior pontuador dos Estados Unidos na história dos Jogos. Na final deste sábado, ele anotou 15 pontos, com quatro rebotes e quatro assistências.
O debutante olímpico
Quem também celebrou o ouro foi Stephen Curry, o primeiro de sua carreira aos 36 anos. O astro do Golden State Warriors, quatro vezes campeão da NBA, já tinha sido duas vezes campeão mundial com a seleção norte-americana, mas jamais tinha disputado uma edição de Jogos Olímpicos.