Brasileira Kamilla Cardoso é bicampeã nacional no basquete universitário americano
Kamilla Cardoso, de 2,01m, terminou a partida com um duplo-duplo para South Carolina Gamecocks, com 15 pontos e 17 rebotes. A brasileira já está inscrita no draft da WNBA e deverá ser uma das principais escolhas, fazendo sua transição do universitário para o basquete profissional.
Após a partida, a jogadora foi elogiada por um dos grandes nomes da história do basquete norte-americano, o ex-Laker Magic Johnson.
"Kamilla Cardoso dominou todo o torneio, e esta foi sua melhor atuação terminando com 15 pontos, 17 rebotes e 3 bloqueios na vitória de hoje", escreveu Johnson.
O jogo também ficou marcado por outra grande atuação de Caitlin Clark, que mesmo com a derrota de Iowa Hawkeyes, terminou a partida como cestinha, anotando 30 pontos.
Clark vem revolucionando o basquete feminino norte-americano, trazendo grandes holofotes para a modalidade que, nesta temporada, registrou grandes audiências na TV norte-americana. Clark também estará no próximo draft da WNBA e deverá ser a escolha número 1 do país.
A conquista deste domingo representou o segundo título nacional de Kamilla Cardoso, que já vem sendo utilizada pela seleção brasileira feminina de basquete e conquistou o título da AmeriCup do ano passado, superando exatamente os Estados Unidos na grande decisão.
Neste ano, no entanto, nem mesmo a presença de Kamilla foi capaz de fazer com que o Brasil chegasse aos Jogos Olímpicos de Paris, com o país desapontando no Pré-Olímpico. Apesar disso, existe uma grande expectativa de crescimento do basquete feminino brasileiro e Kamilla deverá ser uma das faces desta transformação.