Seleção feminina de basquete está definida para o Pré-Olímpico; veja as 12 convocadas
Para a disputa do Pré-Olímpico destaca-se a presença das pivôs Stephanie Soares, quarta escolha do último draft da WNBA, e Kamilla Cardoso, que vem chamando atenção com suas consistentes atuações no basquete univeristário norte-americano.
Elas deverão compor um forte garrafão devido à estatura que possuem. Stephanie tem 2,01 m, enquanto Kamilla tem 2,04 m.
Existe uma grande expectativa em torno da Seleção feminina, que não disputa uma Olimpíada desde os Jogos do Rio, em 2016. Desta vez, no entanto, a equipe chega para a disputa de uma vaga em Paris como favorita e com conquistas no caminho, como a Copa América de Basquete e o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.
A convocação da Seleção Brasileira ainda traz a experiência da pivô Érika, de 41 anos. Oito das 12 atletas convocadas estão no Brasil, concentradas em Araraquara.
Damiris, Kamilla, Tainá e Ramona se incorporam ao grupo em Belém, na continuação da preparação, dentro da janela internacional FIBA, assim como o técnico José Neto. Os trabalhos atuais estão sendo conduzidos pelo auxiliar João Camargo e se estenderão até o dia 2 de fevereiro, quando a delegação segue para Belém.
Veja abaixo a convocação da Seleção feminina
Débora Costa - SESI Araraquara
Carina Martins - Sampaio Basquete
Tainá Paixão - Samara-RUS
Isabela Ramona - Samara-RUS
Leila Zabani - Ituano
Vitória Marcelino - SESI Araraquara
Vanessa Sassá - Sampaio Basquete
Damiris Dantas - Omanspor-TUR
Érika Souza
Stephanie Soares - Dallas Wings-EUA
Licinara Bispo - Unimed Campinas
Kamilla Soares - South Carolina-EUA
O que o Brasil precisa para chegar nos Jogos Olímpicos de Paris?
Dentro do regulamento FIBA, o Brasil estreia contra a Austrália, depois encara Sérvia e fecha contra a Alemanha, sempre às 20h, nos dias 8, 10 e 11.
Pelo formato de disputa, as equipes se enfrentam dentro do grupo. Os três melhores se classificam para Paris 2024.
Os grupos com França e EUA terão dois classificados mais francesas e americanas, anfitriãs e atuais campeãs mundiais, respectivamente. As duas seleções estão garantidas nas Olimpíadas, mas vão disputar os torneios Pré-Olímpicos.