Celtics batem Heat de forma épica e forçam jogo 7 na final do Leste
O Boston Celtics se tornou apenas o quarto time na história da NBA a empatar uma série de playoffs melhor de sete, depois de estar perdendo por 3 a 0. A próxima façanha, caso aconteça, será inédita. Nunca um time conseguiu vencer uma série após perder os três primeiros jogos da série.
Foi uma derrota imensa para o Miami Heat, que estava a menos de um segundo de chegar à sua sétima final da NBA antes do tapinha inspirado de Derrick White.
Os Celtics lideraram a maior parte do jogo, mas o Miami parecia ter conquistado a vitória e a série quando Jimmy Butler sofreu uma falta, tentando um chute de três pontos, por Al Horford, do Boston. Faltando três segundos para o fim, Butler, que estava bem abaixo da média até se recuperar no final do quarto período, manteve a calma para acertar todos os três lances livres e dar ao Heat uma vantagem de 103 a 102.
Com a eliminação na porta, a tentativa de três pontos de Marcus Smart bateu no aro, mas White estava atento para dar um tapinha e fazer a cesta da vitória. A decepção dos torcedores de Miami foi imensa, enquanto os jogadores dos Celtics comemoravam.
"A bola veio para mim, eu arremessei. Foi o que vi", disse White, refletindo sobre o momento da vitória. "Foi bom. Todo mundo estava me perguntando, 'você tirou isso?' E eu fiquei tipo, 'sim, acho que sim', mas foi tão perto, nunca se sabe. Estou feliz por termos vencido. Custe o que custar. Estamos de costas contra a parede. Apenas felizes por termos vencido."
Jayson Tatum liderou o Boston com 31 pontos, 11 rebotes e cinco assistências, enquanto Jaylen Brown fez 26 pontos e 10 rebotes. Butler entrou no quarto período com apenas nove pontos, mas terminou com 24, enquanto Caleb Martin deu 21 pontos para o Miami. O camisa 22 do Heat acertou apenas 5 de 21 e assumiu a responsabilidade pela situação de Miami.
"Eu disse aos caras no vestiário, se eu jogar melhor, não estamos nem nesta posição", disse Butler, que prometeu estar de volta ao seu melhor no jogo 7.