Celtics seguem vivos nos playoffs com 1ª vitória sobre o Heat
Jogando fora de casa, os Celtics venceram a partida por 116 a 99.
Jayson Tatum voltou a brilhar, marcando 33 pontos, 11 rebotes e assistências, enquanto cinco outros jogadores alcançaram dois dígitos em uma exibição revigorante para a equipe de Joe Mazzulla.
Após a vitória do Miami Heat no domingo, Boston poderia ter sido varrido como foi o Los Angeles Lakers no Oeste, mas agora tem a chance de fazer 2-3 na quinta-feira (25), quando a série volta para Massachusetts.
Os Celtics tentam se tornar a primeira equipe na história da NBA a se recuperar de uma desvantagem de 3 a 0 nos playoffs.
Quem conquistar a Conferêncie Leste enfrenta o Denver Nuggets na briga pelo título.
Como foi a partida
O Heat, que tenta chegar às finais da NBA pela sétima vez, começou com força e abriu 22 a 15 quando faltavam quatro minutos para o fim do primeiro quarto.
Com Gabe Vincent inspirado, a torcida do Miami pressentiu outra vitória convincente, mas Boston se manteve no jogo e foi para o intervalo perdendo por apenas 56 a 50.
Só que o time da casa perdeu o controle do confronto depois de permitir uma corrida de 18 a 0 dos Celtics no terceiro quarto, com Tatum marcando metade desses pontos.
Miami ficou sem ideias contra a forte defesa do Boston, que teve 16 roubos de bola.
Jimmy Butler marcou 29 pontos para o time da Flórida, mas acertou apenas um dos quatro arremessos de três pontos, e sua equipe derrubou apenas oito das 32 tentativas do perímetro.
Boston, por outro lado, acertou 19 de 45 arremessos de três pontos. A equipe tem 30 vitórias e apenas 6 derrotas quando faz 18 ou mais arremessos de três pontos em um jogo.
"Queríamos ter certeza de que permaneceríamos juntos, nos olhamos nos olhos e saímos juntos, e estou orgulhoso do grupo. Você vê (algumas) equipes, com as costas contra a parede, simplesmente desmoronarem, mas nós não fizemos isso, nos unimos. Acho que isso mostrou nosso caráter", disse Jaylen Brown, dos Celtics, que marcou 16 pontos no jogo.
"Só precisamos vencer mais uma vez. Isso é tudo o que importa", disse o armador Marcus Smart, companheiro de Brown.