James Harden se juntará aos Clippers com Leonard e George, segundo a mídia americana
Harden, vencedor do prêmio MVP de 2018, pediu em junho para ser trocado por outra franquia, com o Clippers em primeiro lugar em sua lista, e ainda não havia estreado no Sixers nesta temporada.
De acordo com a ESPN e a agência digital The Athletic, os Clippers enviarão os pivôs Robert Covington, Nicolas Batum, KJ Martin e Marcus Morris para a Filadélfia, além de duas escolhas de primeira rodada do draft e duas escolhas de segunda rodada.
Além de Harden, 10 vezes All-Star, os Clippers receberão o veterano pivô PJ Tucker e o pivô sérvio Filip Petrusev na troca.
Harden, 34 anos, não fará mais dupla com o camaronês Joel Embiid, o atual MVP da NBA, enquanto tenta lutar por seu primeiro anel ao lado dos veteranos Kawhi Leonard, Paul George e Russell Westbrook em Los Angeles.
O armador já havia jogado com Westbrook pelo Oklahoma City Thunder em suas três primeiras temporadas na NBA e eles se reuniram brevemente em 2017 em Houston.
A troca encerra o impasse entre Harden e o Sixers, que agora tentará encontrar outro armador para dar suporte a Embiid e seu armador Tyrese Maxey.
Em um conflito que se arrastou por meses, "The Beard" chegou a chamar o presidente esportivo do Sixers, Daryl Morey, seu maior apoiador na NBA até então, de "mentiroso" por não ter recebido a proposta que esperava para um contrato de longo prazo.
O armador foi resgatado por Morey no ano passado, quando pediu para deixar o Brooklyn Nets, e deveria ser o complemento ideal de Embiid para que o Sixers finalmente lutasse pelo título.
No entanto, suas duas aparições juntos nos playoffs terminaram em frustrantes eliminações na segunda rodada, depois das quais o Philadelphia se recusou a oferecer a Harden a grande renovação de contrato que ele esperava.
Os Clippers, por sua vez, não conseguiram capitalizar a contratação conjunta de Leonard e George em 2019 e, desde então, só conseguiram chegar às finais da Conferência Oeste uma vez, em 2021.