Melhor jogador da NBA, sérvio Nikola Jokic não defenderá a Sérvia no Mundial de basquete
A Sérvia esperou até o último momento para tentar convencê-lo, mas não teve sorte. A decisão do pivô já havia sido tomada há alguns dias, pois seu corpo e sua mente ainda não haviam se recuperado do desgaste da campanha.
Svetislav Pesic, o técnico sérvio, disse que estava "desapontado" com a ausência não só de Jokic, mas também de alguns outros, como o próximo jogador da NBA, Micic, ou de Kalinic e Lucic. Não é apenas o Mundial que está em jogo, mas também vagas para os Jogos Olímpicos.
De qualquer forma, o veterano técnico está confiante nos convocados, a começar pelo atacante Bogdan Bogdanovic, do Atlanta Hawks, que será o novo capitão. Ele terá a companhia de Nikola Jovic (Miami Heat), Filip Petrusev (Philadelphia 76ers) e Aleksej Pokusevski (Oklahoma City Thunder).
Os demais, incluindo os quatro "espanhóis": Stefan Jovic e Borisa Simanic (Casademont Zaragoza), Vanja Marinkovic (Baskonia) e Dusan Ristic (Lenovo Tenerife), são os seguintes: Aleksa Avramovic, Uros Trifunovic e Alen Smailagic (Partizan), Nemanja Nedovic, Nikola Topic e Dejan Davidovac (Estrela Vermelha), Marko Guduric (Fenerbahçe), Nikola Milutinov (Olympiacos), Ognjen Jaramaz (Bayern de Munique), Dusan Beslac (Vojvodina), Ognjen Dobric (Virtus Bologna) e Aleksa Radanov (Peristeri).
A lista final dos 12 convocados para o Campeonato Mundial na Indonésia, Japão e Filipinas será anunciada em 24 de agosto.