Playoffs da NBA: Lakers derrotam Warriors e avançam; Heat chega à final do Leste
LeBron James teve um desempenho magistral de 30 pontos e agora enfrentará Nikola Jokic e o Denver Nuggets por uma vaga nas finais da NBA. O jogo 1 está marcado para a próxima terça-feira (16), às 9h30 (horário de Brasília).
"Será uma ótima série", disse James à ESPN. "Eles foram o cabeça de chave número um no Oeste durante toda a temporada. Damos a eles muito respeito."
Na Crypto.com Arena, os Lakers lideraram todo o jogo, com LeBron James adicionando nove rebotes e nove assistências aos seus números. Os Lakers fecharam a série contra os Warriors em sua segunda tentativa, depois de perder o quinto jogo em San Francisco.
"Poucos (membros) de nossa equipe estiveram em jogos decisivos", disse James. "Então, depois do jogo cinco no Bay, eu sabia que tinha que entrar com muita agressividade, mas ser muito eficiente e muito estratégico na forma como joguei este jogo."
Anthony Davis marcou 17 pontos e pegou 20 rebotes para Los Angeles e Austin Reaves marcou 23 pontos - incluindo um chute do meio da quadra no estouro do cronômetro no intervalo. Desde que abriu caminho para no torneio de play-in, os Lakers venceram sete jogos consecutivos em casa.
A vitória marcou a primeira vez que a atual dinastia dos Warriors, liderada por Stephen Curry e treinada por Steve Kerr, perdeu uma série de playoffs na Conferência Oeste. Os Warriors chegaram às finais da NBA em seis das últimas oito temporadas, conquistando quatro títulos, perdendo a pós-temporada em 2020 e 2021.
Curry marcou 32 pontos, mas acertou apenas quatro de seus 10 arremessos de três pontos. Klay Thompson fez apenas duas de suas doze tentativas de três pontos.
"(Nós) apenas tentamos dificultar as coisas para eles", disse Davis sobre a estratégia defensiva dos Lakers contra o prolífico ataque dos Warriors. “Eles são o atuais campeões. A capacidade deles de marcar, chutar a bola é irreal, inigualável."
Heat bate Knicks e está na final do Leste
O Miami Heat avançou para a final da Conferência Leste com uma vitória por 96 a 92 sobre o New York Knicks, vencendo a série por quatro jogos a dois. Na quarta-feira (17), o Miami Heat abrirá as finais do Leste contra o Philadelphia 76ers ou o Boston Celtics. O Celtics receberá o Philadelphia em jogo 7 no domingo.
As coisas não foram fáceis para Miami e Jimmy Butler precisou marcar 24 pontos e Bam Adebayo acrescentar 23 para levar o Heat a uma vitória apertada. O Heat chega às finais da Conferência Leste pela terceira vez em quatro anos.
Eles são o primeiro oitavo colocado a chegar às finais da conferência desde o Knicks de 1999. Para chegar à série decisiva o Leste, o Miami despachou o Milwaukee Bucks na primeira rodada e depois derrotou os Knicks em uma série caracterizada pelo duro jogo 6.
"Eu gosto disso", disse Butler à ESPN. "Isso é o que fazemos melhor do que qualquer coisa, triturar essas vitórias. Estivemos em jogos como este durante todo o ano. Estamos preparados para isso, vamos ficar até o fim", disse Butler.
Brunson, dos Knicks, marcou 22 pontos no primeiro tempo, mas o Heat estava na frente por 51 a 50 no intervalo e os Knicks nunca mais recuperaram a liderança.
Adebayo marcou 17 pontos no primeiro tempo e seus 11 pontos no segundo quarto ajudaram a virar a maré. Ele conseguiu nove rebotes, dois roubos de bola e um bloqueio, com sua enterrada colocando o Miami em vantagem por seis pontos com 1:05 para o fim.
Kyle Lowry somou 11 pontos, nove assistências e duas roubadas de bola para o Heat, que fez apenas sete cestas de três pontos, mas acertou 23 de 25 na linha de lance livre. Julius Randle somou 15 pontos para o Knicks, que não chega às finais da conferência desde 2000.