Playoffs da NBA: Sixers surpreende Celtics com show de Harden; Suns perde mais uma
Em um duelo emocionante em Boston, Harden teve um desempenho excepcional - incluindo um arremesso de três pontos decisivo a 8,4 segundos do fim - e liderou os Sixers na vitória por 119 a 115 no TD Garden.
A vitória do Sixers foi conquistada sem seu melhor jogador, o talismã Joel Embiid, que ficou no banco de reservas depois de não conseguir se recuperar de uma lesão no joelho.
"Somos uma equipe resiliente", disse Harden. "Mesmo sem Joel, temos a confiança necessária para vir aqui e vencer os jogos.
Harden acertou 17 de 30 arremessos, incluindo sete bolas de três pontos.
Tyrese Maxey anotou mais 26 pontos, enquanto Tobias Harris acrescentou 18 e De'Anthony Melton 17 para o time da Filadélfia.
O cestinha dos Celtics foi Jayson Tatum, com 39 pontos, enquanto Jaylen Brown contribuiu com 23 pontos e Malcolm Brogdon com 20.
Com o time da casa explorando a ausência de Embiid para pontuar livremente na quadra, Boston saltou para uma vantagem de 12 pontos no segundo quarto.
Mas a pontuação de Harden e Maxey garantiu que o Sixers mantivesse o controle na reta final, com apenas alguns pontos separando as duas equipes nos momentos finais.
Um passe de Brogdon, faltando 32 segundos para o fim do jogo, deu a Maxey uma bandeja fácil e incontestável para colocar o Philadelphia em vantagem de 114 a 113, antes de Tatum rebater com dois lances livres para dar ao Boston uma pequena vantagem de 115 a 114.
Mas, com o tempo se esgotando, Harden avançou pela quadra e antes de afundar sem piedade uma sublime cesta de três pontos para dar ao Philadelphia uma vantagem de 117 a 115 com apenas alguns segundos restantes.
Rivers disse que o arremesso de três pontos de Harden na hora agá foi uma refutação aos críticos que há muito tempo acusam o ex-jogador de 33 anos, o melhor jogador da NBA, de ceder sob pressão.
"Achei que ele teve a mentalidade perfeita esta noite", disse Rivers. "Estou muito feliz por ele, porque isso mostra o que ele pode fazer em uma determinada noite."
O segundo jogo da série melhor de sete acontece em Boston na quarta-feira (3).
Suns eclipsado
No outro jogo dos playoffs da segunda-feira, Jokic, duas vezes MVP da NBA , terminou com 39 pontos, e o Nuggets se venceu o Phoenix Suns por 97 a 87 para assumir a liderança da série por 2 a 0.
Devin Booker terminou com 35 pontos para o Phoenix, enquanto Kevin Durant somou 24, mas o Suns não conseguiu reagir no final do jogo, pois o Denver se distanciou e superou os visitantes em 27 a 14 no quarto período.
Kentavious Caldwell-Pope fez uma aparição crucial para Denver com uma sequência de três arremessos de três pontos no quarto período, ajudando a tirar o jogo do Phoenix quando o tempo estava se esgotando.
A noite sombria para os Suns foi agravada pela lesão do veterano Chris Paul, que saiu mancando para o vestiário perto do final do terceiro quarto, depois de parecer ter machucado a virilha.
"As duas equipes não arremessaram bem, o placar foi baixo, 87 a 97, foi um jogo duro e difícil - mas vencemos o jogo e isso é o mais importante", disse Jokic.
A vitória veio no momento em que Jokic se prepara para descobrir nesta terça-feira se vai ou não ganhar o prêmio de MVP da temporada regular da NBA pelo terceiro ano consecutivo.
O técnico do Denver, Michael Malone, disse que Jokic, no entanto, estava focado apenas em acabar com a espera do Nuggets pelo primeiro campeonato da NBA.
A série agora volta para o Arizona para o terceiro jogo na sexta-feira (5).