Semifinais de Conferência da NBA estão definidas; veja séries
O Golden State Warriors bateu o Sacramento Kings por 120 a 100, em Sacramento, e carimbou sua passagem para as semifinais. Os atuais campeões da NBA farão uma série pesadíssima contra o Los Angeles Lakers, colocando frente a frente os dois times que têm mais títulos da NBA na Conferência Oeste.
As séries entre Denver Nuggets e Phoenix Suns, no Oeste, e New York Knicks e Miami Heat, no Leste, já tiveram seus jogos 1 neste final de semana. Boston Celtics e Philadelphia 76ers fazem o primeiro duelo na noite desta segunda-feira (1).
Veja a tabela completa dos playoffs da NBA
Confira abaixo um resumo de cada confronto das Semifinais de Conferência da NBA.
Conferência Leste
(5) New York Knicks 0x1 Miami Heat (8)
Knicks e Heat avançaram para a segunda rodada dos playoffs com vitórias sobre times mais bem ranqueados. New York bateu o quarto cabeça de chave, Cleveland Cavaliers, por 4 a 1 em grande série de Jalen Brunson e Julius Randle. Foi a primeira vitória dos Knicks em playoffs desde 2013. Agora, o objetivo é voltar à Final da Conferência Leste, algo que não acontece desde 2000, quando caiu para o Indiana Pacers.
Em Miami, o feito foi ainda maior ao bater o time de melhor campanha da temporada regular da NBA: Milwaukee Bucks. Aproveitando o desfalque de Giannis Antetokounmpo em boa parte da série, o Miami Heat contou com uma atuação de 56 pontos de Jimmy Butler no jogo 4 para pavimentar a classificação. Vice-campeão da NBA em 2020, o Miami Heat completa 10 anos do último título.
No primeiro jogo da série, neste domingo, o Miami Heat venceu o New York Knicks por 108 a 101. Jimmy Butler, mesmo com o tornozelo lesionado, marcou 25 pontos e comandou a vitória do Miami.
(2) Boston Celtics x Philadelphia 76ers (7)
Os dois times confirmaram o favoritismo na primeira rodada dos playoffs e avançaram para as semifinais, No entanto, um passou mais sustos que o outro. Primeiro pelo lado fácil, o Philadelphia 76ers varreu o Brooklyn Nets e foi o único que conseguiu um 4 a 0 na primeira rodada. Com James Harden possivelmente de saída, os 76ers jogam suas últimas cartas por um título da NBA neste ciclo.
Os Celtics, por outro lado, bateram o Atlanta Hawks com alguns sustos, sobretudo no jogo, 5 quando desperdiçaram larga vantagem e perderam na última bola, em cesta espetacular de Trae Young. Os 17 vezes campeões da NBA precisarão, contra um time de nível mais alto, minimizar os erros para chegar à final da Conferência Leste.
O jogo 1 da série será disputado nesta segunda-feira (1º), às 20h30 (horário de Brasília), em Boston. Na última vez que os dois times se enfrentaram nos playoffs não houve mando de quadra, pois foi na bolha em Orlando durante a pandemia em 2020. Os Celtics venceram por 4 a 0.
Conferência Oeste
(1) Denver Nuggets 1x0 Phoenix Suns (4)
Nuggets e Suns tiveram exatamente o mesmo placar na primeira rodada dos playoffs e decidiram tudo em cinco jogos. Os Suns tiveram um adversário mais duro, os Clippers de Kawhi Leonard e Russell Westbrook, e nenhuma das partidas foi decidida por mais de 15 pontos. Buscando o primeiro título da franquia e de Chris Paul, o time de Phoenix quer apagar a decepção da derrota na final de 2021.
Em Denver, a missão é dar, no mínimo, uma aparição em Finais para Nikola Jokic, duas vezes MVP da NBA. Com a presença de Jamal Murray pela primeira vez em dois anos, a equipe tem duas estrelas para dividir a marcação e tentar bater os Suns. A última vez que os Nuggets chegaram à final de Conferência foi em 2020, na bolha, quando foram derrotados pelos Lakers de LeBron James e Anthony Davis.
O jogo 1 desta série também já ocorreu, com vitória fácil do Denver Nuggets no Colorado por 125 a 110. Nikola Jokic foi o grande destaque individual com 24 pontos e 19 rebotes.
(6) Golden State Warriors x Los Angeles Lakers (7)
Os dois vencedores das séries mais disputadas da primeira rodada se enfrentam nas semifinais do Oeste. É o reencontro de Lebron James e Stephen Curry nos playoffs da NBA — após duelarem em quatro finais seguidas entre 2015 e 2018 —, na série mais esperada desta fase.
Os Lakers venceram um duelo mental contra um jovem Memphis Grizzlies em seis jogos. As atuações de LeBron James chamaram a atenção, sobretudo pelas provocações feitas por Dillon Brooks, o chamando de "velho".
Do lado dos atuais campeões da NBA, os Warriors foram o único time ainda vivo que precisou de um jogo 7 para bater seu oponente na primeira rodada. Diante de um Sacramento Kings com ataque exuberante, a franquia de San Francisco usou toda sua bagagem com três futuros hall of famers para seguir nos playoffs. Stephen Curry se tornou o primeiro jogador da história a fazer 50 pontos em um jogo 7.
O jogo 1 da batalha da Califórnia será na terça-feira (3), em San Francisco. A última vez que as duas franquias se enfrentaram nos playoffs foi em 1991, com vitória dos Lakers por 4 a 2.