Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Spurs seleciona Wembanyama, prodígio francês, como 1ª escolha do Draft da NBA

Nasce uma estrela
Nasce uma estrelaAFP
O pivô francês Victor Wembanyama foi selecionado na quinta-feira (22) com a escolha nº 1 no Draft da NBA pelo San Antonio Spurs.

Wembanyama, uma promessa de 19 anos com habilidades incomuns para seus 2,24 metros de altura, era o grande favorito para ser o primeiro selecionado na cerimônia, que foi realizada no Barclays Center, em Nova York.

Depois de ouvir seu nome, o francês abraçou emocionado seus familiares e subiu ao palco para ser parabenizado pelo comissário Adam Silver, antes de vestir o novo boné da equipe em meio ao entusiasmo nas arquibancadas.

"Acabei de realizar algo com que sonhei durante toda a minha vida", disse Wembanyama em uma entrevista emocionada à ESPN.

Wemby e o comissário da NBA
Wemby e o comissário da NBAAFP

"Ao ouvir essa frase de Adam Silver, sonhei tanto com isso... tenho que chorar", acrescentou o jogador.

Considerado um talento da nova geração, Wembanyama chega à NBA cercado pelas maiores expectativas desde a estreia de LeBron James em 2003.

"Wemby" é o primeiro jogador francês no topo de um draft.

Ele segue os passos de seu compatriota Tony Parker, que ganhou quatro anéis da NBA em San Antonio, cujo time é treinado por Gregg Popovich desde 1996.

"WEMBY... A história começa agora", seu compatriota Kylian Mbappé, astro do Paris Saint-Germain, parabenizou no Twitter.

Gêmeos entre os top 5

Após a esperada escolha de Wembanyama, o Draft continuou com o Charlotte Hornets selecionando Brandon Miller.

Em uma das últimas decisões de Michael Jordan antes de vender a franquia, os Hornets selecionaram o atacante da Universidade do Alabama em vez do explosivo armador Scoot Henderson, que ocupa a mesma posição do astro time, LaMelo Ball.

Henderson, da G-League, foi escolhido em terceiro lugar pelo Portland Trail Blazers, que havia considerado a possibilidade de trocar essa escolha por um jogador consagrado para dar suporte ao veterano Damian Lillard.

Miller, a segunda escolha
Miller, a segunda escolhaAFP

Em seguida, foram selecionados os gêmeos Amen e Ausar Thompson, que, aos 20 anos, são os primeiros irmãos a aparecer em um top 10 do Draft.

Amen foi selecionado pelo Houston Rockets em quarto lugar e Ausar pelo Detroit Pistons em quinto.

Os últimos irmãos escolhidos na primeira rodada do Draft foram Brook e Robin Lopez em 2008.

O também francês Bilal Coulibaly, companheiro de equipe de Wembanyama no Metropolitans 92 da liga francesa, foi escolhido em sétimo lugar pelo Indiana Pacers e imediatamente enviado ao Washington Wizards em troca pela oitava escolha (Jarace Walker) na primeira negociação da noite.

A festa em San Antonio
A festa em San AntonioAFP

Festa em San Antonio

Em San Antonio, 19 mil torcedores dos Spurs lotaram o AT&T Center para assistir à cerimônia em um telão e comemoraram muito quando a escolha de Wembanyama foi confirmada.

"Sua altura, sua defesa, basicamente a maneira como ele se movimenta pela quadra - os Spurs não viam nada parecido há muito tempo", disse um torcedor texano à agência AFP.

Wembanyama era o objeto de desejo de várias equipes da NBA que estavam na corrida para terminar na última posição do draft na temporada e ter uma chance melhor no sorteio

O novo Spur
O novo SpurSan Antonio Spurs

Reconstrução com um alienígena

A equipe de Popovich, que ainda está passando por uma lenta reconstrução desde a saída de Kawhi Leonard em 2018, ficou em último lugar no Oeste e não tem nenhuma estrela em seu elenco.

O diretor do San Antonio, Brian Wright, chamou Wembanyama, que será apresentado no Texas no sábado, de um "talento único".

"As pessoas falam sobre talento de geração e só pensam na habilidade dentro da quadra, mas ele é mais do que isso", disse Wright à ESPN. "Você o vê fazer coisas que nem imaginaria que alguém pudesse fazer."

Superestrelas como o próprio LeBron e Stephen Curry elogiaram o francês, chamando-o de "unicórnio", "alienígena" e "jogador de videogame".

A própria NBA promoveu "Wemby" intensamente nos últimos meses para que ele fosse reconhecido o mais rápido possível pelos torcedores americanos.

Este ano, a liga transmitiu 92 jogos do Metropolitans, time francês do novo astro dos Spurs, em suas plataformas. Na França, ele teve uma média de 21,6 pontos, 10,4 rebotes e 3,0 bloqueios por jogo na última temporada.