Wembanyama promete "algo especial" em sua estreia na NBA
Um grupo de jornalistas acompanha os movimentos do candidato a astro. Com apenas 19 anos, a promessa dos Spurs deixa com facilidade uma sessão de fotos para participar de uma coletiva de imprensa, onde faz malabarismos entre o inglês e o francês.
"É sempre uma loucura, às vezes me dou conta de que estou na NBA, que jogo pelo Spurs. É um pouco surreal, mas isso é normal, ainda é uma novidade para mim", explicou o prodígio, escolhido como número 1 no draft de junho pela franquia texana, onde seu compatriota Tony Parker brilhou antes dele.
"Vou descobrir essas coisas que eu costumava ver na televisão. Os ginásios, a atmosfera, tudo isso será precioso. Vou vivenciar coisas incríveis. Sei que estou criando memórias que durarão para sempre."
Depois de participar da Summer League em julho, Wembanyama teve algumas semanas de "descanso total" antes de voltar aos treinos em San Antonio, onde está aproveitando seu tempo com um grupo particularmente jovem, jantando com a equipe e jogando boliche.
"Cerebral"
"Ele se adaptou de forma brilhante", elogiou seu técnico Gregg Popovich, que prorrogou seu contrato com os Spurs aos 74 anos para treinar o prodígio. "Ele é muito maduro para sua idade. Ele é cerebral, muito inteligente e é um bom rapaz. Ele não teve problemas quando chegou para ganhar o respeito dos companheiros de equipe, entender o ambiente e suas novas responsabilidades", acrescentou.
Um jogador enorme (2,24 m de acordo com a NBA, 2,21 m segundo ele) com agilidade única para seu tamanho, Wembanyama suou na sala de musculação neste verão e ganhou massa: "entre 4 e 7 quilos", sem distorcer sua figura esguia. "Não quero ir muito rápido", diz ele.
"Estou na melhor condição física de minha vida. Aprendi mais sobre meu corpo em três meses do que nos cinco anos anteriores, graças a vários testes. Este período de intertemporada será importante, e não apenas para este ano."
A NBA recomeça em 24 de outubro, com a estreia dos Spurs em casa, no dia 25, contra o Dallas Mavericks. "Não sei se posso falar sobre alguma expectativa em particular, quero aprender a vencer o mais rápido possível", disse "Wemby", apesar do fato de a franquia texana não disputar os playoffs desde 2019 e ter vencido apenas 22 jogos na última temporada (60 derrotas).