Wembanyama se retira da equipe de basquete da França que vai disputar a Copa do Mundo
"Seria irrealista em termos de desenvolvimento e insensato em termos de saúde", disse "Wemby" em uma entrevista conduzida pela referência esportiva francesa em San Antonio (Texas), onde o prodígio de 19 anos, a primeira escolha do draft, acaba de aterrissar após uma semana agitada nos Estados Unidos como uma estrela do rock.
O ex-jogador do Metropolitans 92 descreveu sua decisão de não jogar a Copa do Mundo (25 de agosto a 10 de setembro no Japão, Filipinas e Indonésia) como "irrevogável" e "frustrante". "Isso significaria jogar 170 partidas em 24 meses", disse ele, referindo-se à próxima temporada da NBA e às Olimpíadas de Paris-2024.
"Espero que as pessoas entendam. A equipe da França é sempre uma prioridade, quero ganhar o maior número possível de títulos com ela, mas acho que é um sacrifício necessário", continuou o gigante de 2,24 m, a dois dias da lista de convocados do técnico Vincent Collet para a Copa do Mundo.
Wembanyama, que estreou na seleção francesa em novembro, disse que sua nova franquia na NBA não o pressionou a não participar da Copa do Mundo.
O pivô explicou que tomou a decisão sozinho, juntamente com as pessoas mais próximas a ele, a equipe médica que o acompanhava e membros da comissão técnica da França em uma videoconferência no sábado, segundo o L'Equipe.