Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

New York Liberty vence Minnesota Lynx na prorrogação e conquista 1º título da WNBA

Jogadoras do New York Liberty recebem o troféu de campeão da WNBA
Jogadoras do New York Liberty recebem o troféu de campeão da WNBASARAH STIER/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images via AFP
O New York Liberty venceu o Minnesota Lynx na prorrogação por 67 a 62 neste domingo (20), no Barclays Center, pelo jogo 5 da final da WNBA, e se sagrou campeão da liga norte-americana de basquete feminino pela primeira vez em sua história. Após 51 anos, um time de basquete de Nova York volta ao topo dos Estados Unidos. A última vez havia sido em 1973, com o bicampeonato do New York Knicks, no masculino.

Em um jogo extremamente tenso e de placar baixo, o Liberty precisou do tempo extra para buscar um título histórico. Essa foi a sexta final de WNBA da franquia de Nova York, que amargava cinco vice-campeonatos, o último em 2023, com derrota para o Las Vegas Aces

Confira a tabela final da WNBA no Flashscore 

Mas a história foi reescrita pelo Liberty na noite deste domingo. A performance ofensiva das equipes foi baixa. O Liberty, por exemplo, acertou duas bolas de três em 23 tentativas, incluindo apenas uma bola tripla de Sabrina Ionescu, que terminou o confronto com incríveis cinco pontos. 

Breanna Stewart, no quarto período, ainda teve a chance de colocar o Liberty à frente nos minutos finais, mas errou dois lances livres cruciais. Ela conseguiu se recuperar posteriormente, quando esteve contra a parede, e terminou o jogo com um duplo-duplo: 13 pontos e 15 rebotes. 

Mas o Liberty tinha outras opções, como a pivô Jonquel Jones, com 17 pontos e seis rebotes, maior pontuadora do time, além da ala Leonie Fiebich, com 13 pontos e sete rebotes. 

Veja como foi New York Liberty 67 x 62 Minnesota Lynx

Já pelo lado do Lynx, destaque para a cestinha do jogo, a ala Napheesa Collier, com 22 pontos, sete rebotes e duas assistências. A franquia de Minnesota buscava o quinto anel de campeão da WNBA. O Lynx venceu em 2011, 2013, 2015 e 2017.