"Bastante emocionado", Djokovic vai à 4ª final da temporada em Tel Aviv
Djokovic derrotou o russo por 6-1 e 7-6 (7/3) e agora busca o terceiro título da temporada — o 89º da carreira. Ele espera o adversário da final de domingo (2) no duelo entre o croata Marin Cilic e o francês Constant Lestienne.
"Acho que foi uma partida bastante competitiva, principalmente no segundo set", afirmou Djokovic após alcançar sua 127ª final.
"Devo dizer que hoje eu estava bastante emocionado em quadra no segundo set, havia muita tensão, e isso também foi devido ao estilo agressivo de tênis dele. Ótimos saques, e quando ele tem tempo, é muito sólido no forehand e no backhand."
O ex-número 1 do mundo chegou a uma vantagem de 5-0 no primeiro set e fechou a parcial em apenas 23 minutos, sem enfrentar nenhum break point.
Veja todas as estatísticas da partida no Flashscore
Safiullin, número 104 do mundo que buscava sua primeira final de ATP, foi bem mais competitivo no segundo set. No sexto game, ele teve a chance de dois break points, mas acabou pagando por isso quando o sérvio quebrou para chegar à vantagem de 5-4.
O russo ainda buscou o 6-6, mas Djokovic venceu o tie-break e assegurou a vitória após 94 minutos em quadra.
"Eu sabia que tinha que permanecer muito forte, e que ele definitivamente iria elevar seu nível no segundo set, o que aconteceu", acrescentou Djokovic. "Eu estava sacando para o jogo e desperdicei alguns pontos soltos, mas o mérito é dele por lutar. Foi uma noite agradável na quadra, com certeza."
Djokovic, que conquistou os títulos do Masters 1000 de Roma e de Wimbledon neste ano, está em sétimo lugar no ranking da ATP e, como um vencedor de Grand Slam, só precisa terminar entre os 20 primeiros para garantir um lugar no ATP Finals.