Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

BBC reintegra apresentador e ex-jogador Gary Lineker para acabar com crise

Josias Pereira, com informações da Reuters
Gary Lineker voltará aos microfones da BBC
Gary Lineker voltará aos microfones da BBCBBC/Divulgação
A BBC britânica reintegrou seu apresentador mais bem pago, Gary Lineker, nesta segunda-feira (13). Uma medida para tirar o ex-jogador do ar por causa de suas críticas ao governo quase provocou um motim na emissora pública.

A corporação foi forçada a cortar grande parte de sua cobertura esportiva no fim de semana depois que apresentadores, especialistas e comentaristas se recusaram a trabalhar. Foi uma demonstração de solidariedade a Lineker, que havia criticado a política de imigração do governo.

A decisão de suspender Lineker levou a acusações de funcionários, políticos da oposição e comentaristas de que a BBC politicamente neutra cedeu à pressão do governo. O primeiro-ministro, Rishi Sunak, interviu para dizer que esperava que a situação fosse resolvida em breve.

O episódio também renovou o foco no presidente da corporação, Richard Sharp. Anteriormente, ele não declarou que havia facilitado um empréstimo para o ex-primeiro-ministro Boris Johnson, pouco antes da nomeação para o cargo governamental.

Sharp não comentou a briga desde que ela explodiu na semana passada. A BBC disse que também analisaria como freelancers como Lineker, em áreas fora do noticiário, podem usar a mídia social.

"Tenho apresentado esportes na BBC por quase três décadas e estou imensamente orgulhoso de trabalhar com a melhor e mais justa emissora do mundo", disse Lineker, antes de retornar ao tema da imigração.

"Um pensamento final: por mais difíceis que tenham sido os últimos dias, simplesmente não se compara a ter que fugir de sua casa da perseguição ou da guerra para buscar refúgio em uma terra distante."

Entenda o caso

A BBC, financiada com dinheiro público, suspendeu Lineker por violar suas regras de imparcialidade ao comparar a retórica da ministra do interior da Grã-Bretanha, Suella Braverman, com a linguagem usada na Alemanha dos anos 1930. No ano passado, Braverman enfrentou uma reação negativa por seu próprio uso da linguagem quando chamou de "invasão" a chegada ao sul da Inglaterra de milhares de requerentes de asilo em pequenos barcos.

Lineker, o ex-capitão da seleção inglesa que apresenta o principal programa de destaques do futebol do país, já hospedou refugiados em sua casa e foi cofundador de uma produtora de podcasts cujos programas incluem o popular "The Rest is Politics". Tim Davie tornou-se diretor-geral da BBC em 2020, com a promessa de manter a imparcialidade da corporação diante das brigas cada vez mais furiosas na Grã-Bretanha sobre uma série de questões culturais.

Ele disse nesta segunda-feira (13) que a suspensão de Lineker foi apropriada e que o apresentador — que lidera os principais destaques do futebol da BBC e o programa de análises Match of the Day desde 1999 — concordou em seguir as diretrizes editoriais atuais até que uma nova política seja formada. Lineker apoiou Davie nesta segunda-feira (13), dizendo que tinha "um trabalho quase impossível para manter todos felizes, principalmente na área de imparcialidade".