Bordeaux segue na 2ª divisão após agressão de torcedor a jogador resultar em desistência
Na partida disputada em 2 de junho, o Bordeaux precisava melhorar o resultado do Metz para terminar em segundo lugar e garantir a promoção para a primeira divisão. Mas o seis vezes campeão francês saiu atrás no placar aos 22 minutos do primeiro tempo.
Enquanto os jogadores do Rodez comemoravam o gol, um torcedor entrou no campo e empurrou o autor do gol, Lucas Buades, que caiu no chão. Mais tarde, ele foi retirado em uma maca e o árbitro interrompeu o jogo.
Depois que as equipes foram para os vestiários, o árbitro disse que a partida não seria retomada, acrescentando que Buades havia sofrido uma concussão.
A decisão da LFP de conceder a vitória ao Rodez significa que o Bordeaux terminará em terceiro lugar, atrás dos campeões da Ligue 2, Le Havre e Metz, sendo que apenas as duas primeiras equipes serão promovidas à Ligue 1 nesta temporada.
Na parte de baixo da tabela, a decisão também garante que o Rodez permanecerá na Ligue 2, com o Annecy sendo rebaixado em seu lugar.
A LFP acrescentou que o Bordeaux será deduzido de um ponto na próxima temporada e que a arquibancada sul do Stade Matmut-Atlantique será fechada por um mínimo de duas partidas.
O Bordeaux, que queria que o jogo fosse concluído, criticou a decisão da LFP, dizendo que ela era "tão incompreensível quanto desproporcional, tanto em termos dos fatos do caso quanto da jurisprudência".
O clube acrescentou que levaria a decisão ao Comitê Olímpico Francês (CNOSF).
O Bordeaux foi rebaixado para a segunda divisão depois de terminar em último lugar na Ligue 1 em 2022.
O clube foi rebaixado para a terceira divisão devido a irregularidades financeiras antes do início da temporada 2022-23, mas foi reintegrado à Ligue 2 depois de elaborar um plano de reestruturação da dívida.